clique para ir para a página principal

Confiança do consumidor tem alta em agosto e chega ao mesmo nível de março, aponta FGV

Atualizado em -

Confiança do consumidor tem alta em agosto e chega ao mesmo nível de março, aponta FGV Foto: Freepik
► Expectativa de inflação dos consumidores atinge mínima histórica► Consumidores poderão pagar conta de luz pelo Pix, informa BC

A confiança do consumidor subiu no mês de agosto e alcançou o mesmo nível que tinha em março deste ano. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (24), subiu 1,4 ponto em agosto e chegou a 80,2 pontos.

consumidor

Fonte: IBRE FGV

Embora o mês tenha sido positivo, a Coordenadora das Sondagens, Viviane Seda Bittencourt, considera que a “tímida alta” mostra uma desaceleração no ritmo da recuperação que vem sendo observado desde o mês de maio.

“A tímida alta da confiança dos consumidores em agosto representa uma desaceleração no ritmo da recuperação iniciada em maio. Reflexo do quadro de grande incerteza, o resultado de agosto expõe também uma expressiva heterogeneidade entre as classes de renda”, afirma Viviane.

Na análise por faixa de renda, houve queda de confiança nas faixas de renda extremas e alta da confiança nas faixas intermediárias. Em relação aos consumidores de baixa renda, o principal fator é a incerteza a respeito do emprego e da situação financeira da família. A incerteza também atingiu os consumidores de faixas de renda mais alta, que também apresentaram queda na confiança.

O Índice de Confiança do Consumidor de agosto de 2020 é resultado da coleta de informações realizada em 1.752 domicílios entre os dias 01 e 19 de agosto.

Relacionados:

► Expectativa de inflação dos consumidores atinge mínima histórica► Consumidores poderão pagar conta de luz pelo Pix, informa BC

Leia mais: