clique para ir para a página principal

EUA anunciam que vão reduzir quota para exportações de aço semi-acabado do Brasil

Atualizado em -

EUA anunciam que vão reduzir quota para exportações de aço semi-acabado do Brasil Foto: Freepik
► Walmart se une à Microsoft em oferta para comprar o TikTok► Azul pode abrir mão do pacote de socorro do BNDES, diz presidente da companhia

O governo dos Estados Unidos anunciou que vai reduzir a quota para as exportações do aço semi-acabado do Brasil. A decisão teria sido tomada por causa da contração registrada no mercado do aço nos EUA em 2020, depois dos avanços registrados em 2018 e 2019.

"As importações da maioria dos países diminuíram este ano de maneira compatível com essa contração, enquanto as importações do Brasil diminuíram apenas ligeiramente", afirmou o presidente norte-americano, Donald Trump, em comunicado no qual anunciou a redução.

O desejo de Donald Trump de reduzir as quotas de exportação do aço começou em dezembro do ano passado, mas negociações com o governo brasileiro fizeram o presidente norte-americano recuar naquela época.

Em resposta ao anúncio dos EUA, o governo brasileiro, por meio dos ministérios da Economia e das Relações Exteriores, afirmou que o diálogo sobre o assunto será retomado em dezembro. Na nota conjunta, os ministérios afirmaram que esperam que a situação volte ao normal com a recuperação do setor siderúrgica nos Estados Unidos.

"O governo brasileiro mantém a firme expectativa de que a recuperação do setor siderúrgico dos EUA, o diálogo franco e construtivo na matéria, a ser retomado em dezembro próximo, e a excepcional qualidade das relações bilaterais permitirão o pleno restabelecimento e mesmo a elevação dos níveis de comércio de aço semi-acabado", destacaram os ministérios na nota.

Relacionados:

► Walmart se une à Microsoft em oferta para comprar o TikTok► Azul pode abrir mão do pacote de socorro do BNDES, diz presidente da companhia

Leia mais: