clique para ir para a página principal

OCDE melhora projeção para economia mundial em 2020

Atualizado em -

OCDE melhora projeção para economia mundial em 2020 Foto: Pexels
► Guedes afirma que distorção da imprensa e "barulheira" põe fim ao Renda Brasil► Petrobras fará redução de investimentos no segmento de exploração e produção

Os danos causados pela pandemia do coronavírus serão menos profundos do que o projetado anteriormente e a economia mundial deve entrar em um ritmo de recuperação nos próximos meses. Essa é a expectativa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que divulgou novas projeções para a economia mundial nesta quarta-feira (16), melhorando números anteriores.

Segundo a OCDE, a economia mundial deve registrar contração de 4,5% este ano, projeção melhor do que a queda de 6% prevista em junho. Além disso, se a pandemia for controlada, a economia global deve voltar a crescer no próximo ano com uma expansão de 5%. Em junho, essa previsão era de alta de 5,2%.

Embora enfatize as incertezas do cenário em relação às políticas econômicas adotadas pelos países e o controle da propagação do coronavírus, a OCDE melhorou suas projeções.

Para o Brasil, a organização passou a projetar uma queda de 6,5% em 2020, ante estimativa anterior de queda de 7,4%. Para 2021, a projeção é de alta de 3,6%.

No caso dos Estados Unidos, a previsão para este ano melhorou de contração de 7,3% em junho para queda de 3,8% agora. Para a zona do euro, a estimativa foi de -9,1% para -7,9%. Na China, a projeção teve grande mudança: a OCDE acredita que haverá crescimento de 1,8% neste ano. Na última projeção, a organização acreditava em contração de 2,6%.

Relacionados:

► Guedes afirma que distorção da imprensa e "barulheira" põe fim ao Renda Brasil► Petrobras fará redução de investimentos no segmento de exploração e produção

Leia mais: