clique para ir para a página principal

Selic não sofre alterações e Copom decide manter taxa a 2% ao ano

Atualizado em -

Selic não sofre alterações e Copom decide manter taxa a 2% ao ano Getty Images
► Como investir em renda fixa com a Selic baixa?► Alta de alimentos em outubro chega a 9,75%, afetando principalmente os mais pobres

Em reunião nesta quarta-feira (28), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a Selic, taxa de juros básica de economia, em 2% ao ano. Esta é a segunda vez que a Selic não sofre alterações e permanece no piso da série histórica.

A decisão já era aguardada pelo mercado financeiro, apesar da alta dos alimentos, que chega a 9,75% em outubro, afetando principalmente os mais pobres. De janeiro a outubro, a inflação das famílias de renda muito baixa foi de 3,8%, enquanto a da alta renda foi de 1,07%.

O Copom fixa a taxa de juros com base nas metas de inflação. Para 2021, a meta de inflação é de 3,75%. O Boletim focus desta segunda-feira (26) indicava inflação de 2,99% para 2020 e de 3,10% para 2021. A Selic para 2021 é prevista em 2,75%. No cenário com taxa de juros constante a 2,00% a.a. e taxa de câmbio partindo de R$5,60/US$, e evoluindo segundo a PPC, as projeções de inflação situam-se em torno de 3,1% para 2020, 3,2% para 2021 e 3,8% para 2022.

No encontro anterior do Copom, a inflação acumulada em 12 meses, até o fim de agosto, medida pelo IPCA, era de 2,44%. Agora, está em 3,14%, de acordo com o último dado do IBGE.

Por outro lado, o prolongamento das políticas fiscais de resposta à pandemia que piorem a trajetória fiscal do país, ou frustrações em relação à continuidade das reformas, podem elevar os prêmios de risco. O risco fiscal elevado segue criando uma assimetria altista no balanço de riscos, ou seja, com trajetórias para a inflação acima do projetado no horizonte relevante para a política monetária.

Para o investidor, a decisão de manter a Selic baixa impacta especialmente os investimentos de renda-fixa que dependem de alguma forma desse indicador. E o retorno real, descontando a inflação, vai diminuir.

Relacionados:

► Como investir em renda fixa com a Selic baixa?► Alta de alimentos em outubro chega a 9,75%, afetando principalmente os mais pobres

Leia mais: