clique para ir para a página principal

Confiança de Serviços recua após cinco altas seguidas; IGP-M desacelera alta em outubro

Atualizado em -

Confiança de Serviços recua após cinco altas seguidas; IGP-M desacelera alta em outubro PxHere
► Vale e Multiplan apresentam lucro no 3t20; Bradesco tem resultado acima do esperado► Ambev tem lucro de R$ 2,274 bi no 3º trimestre

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) recuou no mês de outubro depois de registrar cinco meses consecutivos de alta. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (29) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o índice recuou 0,4 ponto em outubro, para 87,5 pontos. A incerteza sobre a retomada da economia deixa os consumidores mais cautelosos e impacta o índice.

text

Fonte: FGV IBRE

“Apesar do aumento no volume de serviços em outubro, a piora das expectativas foi fator determinante para queda da confiança no mês”, afirma RodolphoTobler, economista da FGV IBRE.

Houve queda em 6 dos 13 segmentos pesquisados, com destaque para o recuo no Índice de Expectativas, que caiu 3,2 pontos em outubro, para 95,7 pontos, e voltou a um patamar abaixo do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020).

IGP-M

A FGV também divulgou nesta quinta que o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) variou 3,23% em outubro, percentual inferior ao registrado em setembro, quando houve avanço de 4,34%. No acumulado do ano, o índice tem alta de 18,10%. Nos últimos doze meses, a alta é de 20,93%.

“O IGP-M foi influenciado pela trégua oferecida pelo minério de ferro que contribuiu para a desaceleração da taxa do IPA (5,92% para 4,15%)”, explica André Braz, Coordenador dos Índices de Preços.

Outro indicador que desacelerou foi o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que variou 4,15% em outubro, ante 5,92% em setembro.

Por outro lado, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) aumentou a variação e subiu 0,77% em outubro, ante 0,64% em setembro. A principal contribuição partiu do grupo Educação, Leitura e Recreação, que saiu de uma variação de 1,73% em setembro para 3,10% em outubro.

Relacionados:

► Vale e Multiplan apresentam lucro no 3t20; Bradesco tem resultado acima do esperado► Ambev tem lucro de R$ 2,274 bi no 3º trimestre

Leia mais: