clique para ir para a página principal

Otimismo com vacina e definições eleitorais animam mercados

Atualizado em -

Otimismo com vacina e definições eleitorais animam mercados Pixabay
► Resultados promissores de vacinas trazem otimismo ao mercado► Índice brasileiro encerra em alta de 2,16%; semana acumula alta de 3,8%

As bolsas europeias abriram a semana em alta de 1,39%, puxadas pela conclusão do acordo comercial entre 15 países asiáticos, incluindo China, Japão e Coreia do Sul. O Regional Comprehensive Economic Partnership (RCEP) reduz a tarifa de pelo menos 92% dos produtos comercializados entre os países participantes, e representa quase um terço da economia global.

O sentimento de otimismo também foi causado após assessores de Biden terem declarado que não concordam com um novo confinamento no país.

O índice futuro do S&P indica abertura com variação de +1,08%. O Ibovespa encerrou a última sexta-feira em alta de 2,16%, cotado a 104.723 pontos. No acumulado da semana, o índice fechou com alta de 3,76%, impulsionado pelo resultado das eleições americanas e com o otimismo acerca da eficácia das vacinas contra o coronavírus.

Na agenda econômica, dados divulgados nesta segunda-feira indicam que a produção industrial na China cresceu 6,9% em 12 meses terminados em outubro.

No Brasil, hoje serão divulgados o índice de confiança industrial, o índice de inflação IPC, o IGP-10 e os dados da balança comercial semanal. Esta segunda-feira também marca a estreia do PIX.

Entre as commodities, os contratos futuros do minério de ferro fecharam em alta de 1,26%, enquanto o petróleo Brent opera em alta de 3,51%, cotado a US$ 44,28.

Relacionados:

► Resultados promissores de vacinas trazem otimismo ao mercado► Índice brasileiro encerra em alta de 2,16%; semana acumula alta de 3,8%

Leia mais: