clique para ir para a página principal

Estatal da Indonésia informa que CoronaVac pode ter até 97% de eficácia

Atualizado em -

Estatal da Indonésia informa que CoronaVac pode ter até 97% de eficácia Cadu Rolim/Fotoarena/Estadão Conteúdo
► Governo de SP inicia vacinação contra coronavírus em 25 de janeiro► Reino Unido começa vacinação contra a Covid nesta terça (08); mulher de 90 anos foi primeira a ser vacinada

A Bio Farma, farmacêutica estatal da Indonésia, divulgou na manhã desta terça-feira (8) que, após a análise de dados preliminares dos testes realizados com a CoronaVac, é possível observar uma eficácia de até 97%.

“Nossa equipe de ensaio clínico concluiu, em um mês, que os dados preliminares mostram até 97% de sua eficácia” comentou o porta-voz da Bio Farma, Iwan Setiawan, durante a entrevista coletiva.

Em sua fala, Setiewan não detalhou se esse resultado preliminar seria dos testes clínicos realizados em pessoas em estágio avançado. Porém, outro porta-voz da empresa explicou à Reuters que os dados referentes à fase 3 de testagem ainda vão ser reunidos, uma vez que essa etapa está acontecendo.

A estatal não forneceu informações a respeito do número de voluntários que se infectaram durante os testes que foram realizados. Cerca de 1.600 pessoas teriam participado da testagem da CoronaVac.

O porta-voz ainda deixou claro que a Bio Farma aguarda os resultados completos saírem e também que a agência de alimentos e medicamentos da Indonésia emita a autorização da CoronaVac antes do fim de janeiro.

CoronaVac no Brasil

O Instituto Butantan, que está fazendo a testagem da CoronaVac no Brasil, já havia informado na última semana que os dados referentes ao ensaio clínico da fase 3 devem ser coletados até o dia 15 deste mês.

O governo de São Paulo pretende iniciar a vacinação no dia 25 de janeiro. Se a informação se confirmar, São Paulo será o primeiro estado brasileiro a iniciar a imunização contra o coronavírus.

Relacionados:

► Governo de SP inicia vacinação contra coronavírus em 25 de janeiro► Reino Unido começa vacinação contra a Covid nesta terça (08); mulher de 90 anos foi primeira a ser vacinada

Leia mais: