clique para ir para a página principal

Mercados operam em queda após aprovação de projeto nos EUA para evitar 'shutdown'

Atualizado em -

Mercados operam em queda após aprovação de projeto nos EUA para evitar 'shutdown' Getty Images
► Copom mantém taxa básica de juros da economia em 2% na última reunião do ano► Acusado de monopólio ilegal, Facebook pode ser forçado a vender Instagram e WhatsApp

O Ibovespa encerrou a quarta-feira (09) no campo negativo, variação -0,70%, cotado a 113.000 pontos. Na manhã de hoje, os mercados globais operam em queda. O índice S&P 500 indica abertura com variação de -0,24%, enquanto a Europa está em queda de 0,22%.

No cenário político internacional, a Câmara dos Deputados dos EUA aprovou um projeto de lei de gastos com validade de uma semana para evitar a paralisação do governo, que começaria no sábado. Já as negociações do Brexit continuarão até domingo. Apesar de o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, estarem reunidos, ainda existem diferenças entre os dois lados.

Ontem, o Comitê de Política Monerária do Banco Central, o Copom, manteve a taxa básica de juros brasileira, a Selic, em 2% ao ano. A decisão já era esperada pelo mercado. Leia mais aqui.

Hoje, o IBGE divulgou que as vendas no varejo brasileiro cresceram 0,9% em outubro na comparação com setembro. A expectativa, segundo o consenso Bloomberg, era de que as vendas no varejo tivessem subido 0,1% na comparação mensal.

Entre as commodities, os contratos futuros do minério de ferro negociados na bolsa de Dalian fecharam com alta de 6,76%, enquanto o petróleo Brent opera em alta de 1,60%, cotado a US$ 49,64.

Relacionados:

► Copom mantém taxa básica de juros da economia em 2% na última reunião do ano► Acusado de monopólio ilegal, Facebook pode ser forçado a vender Instagram e WhatsApp

Leia mais: