clique para ir para a página principal

Wish concretiza IPO bilionário nesta quarta e inicia negociações de suas ações na Nasdaq

Atualizado em -

Wish concretiza IPO bilionário nesta quarta e inicia negociações de suas ações na Nasdaq Wish/Divulgação
► O que é uma IPO e como posso avaliar uma oportunidade?► Airbnb precifica sua ação em US$ 68 e valor da companhia pode chegar a US$ 47 bilhões

A empresa Wish concretiza nesta quarta-feira (16) sua Oferta Pública Inicial de ações (IPO) na Nasdaq e deve ficar marcada como a última grande oferta do mercado de tecnologia neste ano. Nesta terça (15), a companhia de comércio eletrônico avaliada em US$ 11,2 bilhões, colocou à venda ações ao preço de US$ 24 e levantou US$ 1,1 bilhão.

Participando do primeiro pregão de negociações na bolsa, nesta quarta, a expectativa da empresa é terminar o dia avaliada em US$ 14 bilhões. Valor expressivo, porém, abaixo do que havia sido projetado inicialmente. Segundo uma estimativa do Financial Times, a companhia poderia atingir um valor de mercado entre US$ 25 bilhões e US$ 30 bilhões.

Atuando em um seguimento com concorrentes de peso nos Estados Unidos, a Wish pode atingir um valor de mercado bem abaixo do valor de companhias como o eBay - que vale mais de US$ 35 bilhões - e a Amazon que é proprietária de mais de 50% do mercado e está avaliada em aproximadamente US$ 1,6 trilhão.

De acordo com dados compilados pela Bloomberg, a oferta é a 31ª na bolsa dos Estados Unidos a ultrapassar US$ 1 bilhão este ano. O movimento da Wish ocorre logo após o lançamento das ações da DoorDash Inc., na semana passada, que dispararam 86% após sua oferta de US$ 3,14 bilhões, e da Airbnb Inc., que fechou seu primeiro dia com alta de 113% após um IPO de US$ 3,83 bilhões.

Somente em dezembro, mais de US$ 20 bilhões já foram arrecadados em IPOs nas bolsas americanas - um recorde para o mês. O total de 2020 até o momento chega a mais de US$ 174 bilhões, também um recorde histórico.

Wish

Fundada em 2010 pelo CEO Peter Szulczewski e Danny Zhang, que se conheceram na Universidade de Waterloo em Ontário, Canadá, a Wish conecta vendedores a compradores potenciais de tudo, de roupas a produtos eletrônicos e utensílios de cozinha. A ContextLogic possui outros mercados online, incluindo Geek, Mama, Home e Cute.

A companhia com sede em São Francisco (EUA), tem mais de 100 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo, vendendo aproximadamente 2 milhões de produtos diariamente em sua plataforma de e-commerce, de acordo com o site da empresa.

A Wish registrou receita de US$ 1,7 bilhão nos nove meses encerrados em setembro, um aumento de 32% em relação aos US$ 1,3 bilhão do ano passado. Para se ter uma ideia, em 2015, a receita bruta registrada foi de US$ 144 milhões. Agora em 2020, as perdas líquidas da empresa, no entanto, aumentaram para US$ 176 milhões, em comparação com US$ 5 milhões no ano passado.

Relacionados:

► O que é uma IPO e como posso avaliar uma oportunidade?► Airbnb precifica sua ação em US$ 68 e valor da companhia pode chegar a US$ 47 bilhões

Leia mais: