clique para ir para a página principal

46% dos brasileiros não querem compartilhar dados com instituições financeiras

Atualizado em -

46% dos brasileiros não querem compartilhar dados com instituições financeiras Freepik
► O fim do dinheiro em espécie pode não estar tão próximo quanto você imagina► Open Banking: sistema que permite compartilhamento de dados financeiros chega ao Brasil em 2021

O brasileiro ainda tem dúvidas sobre compartilhar seus dados financeiros com outras instituições no modelo do chamado "Open Banking", tecnologia que deve entrar em vigor no Brasil em 2021. Pesquisa encomendada pelo C6 Bank com o Ibope mostra que os usuários ainda não estão à vontade com o novo sistema.

Segundo o levantamento, 46% dos entrevistados não têm interesse de compartilhar seus dados com as instituições financeiras e 72% se preocupam com quem terá acesso a essas informações. Por outro lado, 38% dos entrevistados entendem que, ao permitir o compartilhamento, terão acesso a serviços mais personalizados. A novidade da tecnologia também é um fator determinante e 73% diz que precisa entender melhor o assunto para decidir.

Novas tecnologias

O Open Banking deve ser mais uma opção para mudar a forma como o brasileiro lida com seus dados financeiros. Neste ano, a implantação bem-sucedida do PIX, criado pelo Banco Central, facilitou as transações entre bancos diferentes, dispensando os prazos e custos do TED e do DOC.

Outra pesquisa C6Bank/Ibope mostrou que 60% dos internautas brasileiros já considera o PIX melhor do que os tradicionais TED e DOC. Lançado oficialmente em 16 de novembro, o PIX registrou 43 milhões de transações até o dia 3 de dezembro. As operações movimentaram R$ 40,5 bilhões. Segundo o Banco Central, 99,7 milhões de chaves foram cadastradas por 40,4 milhões de pessoas físicas e 2,5 milhões de empresas.

Quer saber mais sobre essas novas tecnologias? Leia o material que o Mercado1Minuto preparou para você:

Open Banking: conheça o sistema que chega ao Brasil em 2021

Como funciona o PIX?

Relacionados:

► O fim do dinheiro em espécie pode não estar tão próximo quanto você imagina► Open Banking: sistema que permite compartilhamento de dados financeiros chega ao Brasil em 2021

Leia mais: