clique para ir para a página principal

Brasileiros e estrangeiros terão que apresentar teste negativo para entrar no país

Atualizado em -

Brasileiros e estrangeiros terão que apresentar teste negativo para entrar no país Freepik
► Câmara aprova projeto que libera mais de R$ 177 bilhões para combate à pandemia► 2 milhões de doses da CoronaVac chegaram ao Instituto Butantan nesta sexta (18)

O governo federal decidiu exigir que brasileiros e estrangeiros que queiram entrar no Brasil de avião apresentem um teste PCR com resultado negativo para Covid-19 ao embarcar. A decisão começa a valer a partir do dia 30 de dezembro e amplia restrições que já estavam sendo aplicadas desde o início da pandemia.

O exame deve ser realizado em até 72 horas antes do embarque, segundo portaria publicada na noite desta quinta-feira (17). Além disso, o documento prevê que o viajante deve assinar uma declaração de saúde para concordar com as medidas de prevenção da Covid-19 que deverá seguir enquanto estiver no país. Em caso de descumprimento, o viajante pode sofrer deportação, multas e inabilitação de eventual pedido de refúgio.

O acesso de estrangeiros ao país por via terrestre ou transporte aquaviário continua proibida, com exceção de pessoas em missões de organismo internacional, funcionários de governos estrangeiros acreditados junto ao governo brasileiro ou parentes próximos de brasileiros.

Depois de apresentar sucessivas quedas, o número de casos e de mortes causadas pelo coronavírus no Brasil voltou a subir. Desde o início da pandemia, já são 184.827 óbitos e 7,1 ,milhões de casos confirmados da doença.

Relacionados:

► Câmara aprova projeto que libera mais de R$ 177 bilhões para combate à pandemia► 2 milhões de doses da CoronaVac chegaram ao Instituto Butantan nesta sexta (18)

Leia mais: