clique para ir para a página principal

Expectativa de inflação dos consumidores tem maior aumento em cinco anos e chega a 5,2%

Atualizado em -

Expectativa de inflação dos consumidores tem maior aumento em cinco anos e chega a 5,2% Pixabay
► BC dobra projeção de inflação para 2020, mas melhora previsão para o PIB► Matéria-prima e insumos estão em falta para quase 70% da indústria; escassez traz reflexos na inflação

A expectativa mediana de inflação dos consumidores brasileiros para os próximos 12 meses subiu 0,4 ponto em dezembro e chegou a 5,2%, o maior aumento desde dezembro de 2015. Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice subiu 0,4 ponto.

Segundo o levantamento, em dezembro 41,4% dos consumidores projetaram valores abaixo da meta de inflação para 2020 (4,0%) – a menor parcela nos últimos seis meses. Já a proporção de consumidores projetando inflação acima do limite superior da meta (5,5%) aumentou 2,2 pontos percentuais e chegou a 36% - a maior parcela desde junho.

As expectativas para a inflação nos próximos 12 meses aumentaram em todas as faixas de renda, sobretudo nas de maior poder aquisitivo. As famílias com renda acima de R$ 9,6 mil registraram alta de 0,5 ponto nas expectativas, para 4.5%. Esse é o maior percentual desde junho do ano passado.

”Apesar das projeções de mercado sugerirem inflação dentro da meta para o ano que vem, os consumidores estão preocupados com algumas pressões nos preços observada nos últimos meses, projetando para 2021 um cenário pior do que esperavam para 2020 ainda que a atividade econômica se mantenha fraca no primeiro semestre”, afirma Renata de Mello Franco, economista da FGV IBRE.

Relacionados:

► BC dobra projeção de inflação para 2020, mas melhora previsão para o PIB► Matéria-prima e insumos estão em falta para quase 70% da indústria; escassez traz reflexos na inflação

Leia mais: