clique para ir para a página principal

Ampliação do acesso aos BDRs na B3 dobra o número de investidores em 2020; Entenda como funcionam

Atualizado em -

Ampliação do acesso aos BDRs na B3 dobra o número de investidores em 2020; Entenda como funcionam Mike Segar | Reuters
► Entenda o que são BDRs► Valor diário negociado em BDRs salta 80% em 30 dias, indica XP

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) alterou, neste ano, as regras para negociações dos BDRs, dando acesso a investidores de varejo brasileiros a recibos que replicam ações, fundos de índice (ETFs) e títulos de dívida no exterior.

De acordo com a B3, a quantidade de pessoas físicas que negociam recibos de valores mobiliários emitidos no exterior dobrou desde que as operações foram permitidas para todos investidores. Em 22 de outubro 50 mil pessoas tinham aplicações em BDRs e, no final de novembro, passou para 100 mil pessoas, com um volume de negociação de R$ 5 bilhões.

[APRENDA MAIS NA AULA DO MERCADO1M SOBRE COMO COMEÇAR A INVESTIR EM BDRS NA PRÁTICA]

O Sócio e Economista da VLG Investimentos, Leonardo Milane, aponta como algumas das vantagens a possibilidade de diversificação do portfólio com ativos atrelados ao dólar e a facilidade de investir sem ter que enviar dinheiro para o exterior.

"Brasileiros que fazem aplicações em BDRs têm os mesmos direitos de recebimentos que os acionistas nos EUA: dividendos e bonificações de ações. Esses dois proventos são exatamente iguais ao que teriam se tivessem comprado diretamente ações lá fora. A pessoa tem os mesmos direitos se abrir uma conta numa corretora americana e comprar ações da Apple, por exemplo, ou decidir comprar BDRs da Apple por aqui no Brasil", explica Milane.

A ampliação do acesso aos BDRs na bolsa brasileira e as negociações recordes foram o tema central de dois episódios do podcast +Q1Minuto e podem ser ouvidos diretamente nos links abaixo:

+Q1Minuto #2: BDRs batem recordes de negociação na B3. Entenda também como são negociados os ETFs.

+Q1Minuto #3: B3 amplia número de BDRs disponíveis através de novos ETFs

Fundos de ações com BDRs

Levantamento feito pela consultoria Economatica aponta que sete entre os dez fundos de ações com melhor desempenho neste ano são de BDRs (Brazilian Depositary Receipts).

Melhores fundos de ações de 2020:

  1. Western Asset FIA Bdr Nivel I
  2. BB Ações Esg Globais FICFIA - Bdr Nível I
  3. Safra Consumo Americano Fc FIA Bdr Nivel
  4. Warren Green FIA Bdr Nivel I
  5. Ip Partici Ipg Fc FIA-Bdr Nivel I
  6. Safra Arquimedes FIA Bdr Nivel I
  7. Forpus Acoes Fc FIA
  8. Constellation Inst Adv Fc FIA
  9. Monetus FIA
  10. Tarpon Gt Fc FIA

+Q1Minuto

Entenda mais sobre os tipos de Fundos de Investimentos disponíveis na B3 ouvindo o episódio do podcast +Q1Minuto sobre quais são as principais classes de fundos e as vantagens dos FIPs, por exemplo. Nele o Sócio e Economista da VLG Investimentos, Leonardo Milane, explica com mais detalhes como os investidores podem tomar suas decisões na hora de escolher em qual tipo de fundo investir.

Relacionados:

► Entenda o que são BDRs► Valor diário negociado em BDRs salta 80% em 30 dias, indica XP

Leia mais: