clique para ir para a página principal

China fecha dezembro com PMI em 51,9 pontos

Atualizado em -

China fecha dezembro com PMI em 51,9 pontos Pixabay
► Energy China assina acordos para construir parque eólico e usina solar no Brasil► Preço do minério de ferro é impactado por plano da China de reduzir produção de aço

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) na China fechou o mês de dezembro com 51,9 pontos. Esse resultado foi divulgado na última quinta-feira (30) pela Agência Nacional de Estatísticas.

O resultado do PMI ficou abaixo dos 52 pontos que haviam sido projetados por alguns analistas, de acordo com uma pesquisa da Reuters. Porém, o índice se manteve acima dos 50 pontos, que separa o crescimento da contração.

Já o Índice de Gerentes de Compras composto do último mês do ano ficou em 55,1 pontos no país asiático.

A forte demanda por exportação foi um dos principais fatores que colaborou para a recuperação econômica da China. O amplo setor industrial, que havia sido impactado pela crise em função da pandemia do coronavírus, conseguiu apresentar uma recuperação impressionante.

Essa recuperação que vem sendo registrada pode sofrer influências em função da implementação de medidas mais duras de controle do coronavírus por alguns de seus parceiros comerciais. Isso pode prejudicar o cenário futuro para a demanda industrial.

Subíndices

O subíndice de atividades da pequena empresa registrou uma baixa de 1,3 ponto, saindo dos 50,1 obtidos em novembro para 48,8 em dezembro. Por sua vez, o subíndice de emprego apresentou leve alta. No atual mês, o resultado foi de 49,6 contra 49,5 no mês anterior.

Relacionados:

► Energy China assina acordos para construir parque eólico e usina solar no Brasil► Preço do minério de ferro é impactado por plano da China de reduzir produção de aço

Leia mais: