clique para ir para a página principal

Finanças pessoais: baixe a planilha do Mercado1Minuto e organize suas finanças em 2021

Atualizado em -

Finanças pessoais: baixe a planilha do Mercado1Minuto e organize suas finanças em 2021 Freepik
► Por que a cotação do dólar muda com os acontecimentos no país?► Qual o meu perfil de investidor?

O ano de 2020 teve muitos desafios e deixou uma lição importante: é preciso se organizar financeiramente e estar pronto para imprevistos.

O fechamento de empresas, as medidas de isolamento social, o impacto na economia e o aumento no desemprego foram alguns dos fatores que forçaram o brasileiro a pensar no seu dinheiro de outra forma.

Quem nunca teve reserva de emergência, por exemplo, viu a necessidade de guardar uma parte do que recebe mensalmente para situações inesperadas. Quem já possuía reservas, viu que é possível fazer o dinheiro render ainda mais com investimentos em renda fixa e renda variável, por exemplo.

Em 2021, o planejamento será fundamental para ter os projetos saindo do papel. Por isso, o Mercado1Minuto preparou uma planilha gratuita para você, que deseja começar o ano com tudo organizado.

Veja abaixo algumas dicas para o seu planejamento financeiro:

  • Anote todas as suas receitas: algumas pessoas têm mais de uma fonte de renda. É importante saber o valor exato que entra na sua conta todo mês para que você tenha uma visão do que pode gastar.

  • Detalhe os gastos obrigatórios: você precisa saber o quanto gasta todo mês com despesas obrigatórias. É muito importante saber, também, em qual categoria você gasta mais e rever se os valores podem ser reduzidos. Contas como aluguel, energia elétrica, condomínio, escola, eventuais financiamentos… tudo isso deve estar no papel.

  • Pequenos gastos: é comum fazer uma planilha, detalhar despesas fixas e esquecer dos pequenos gastos que fazemos diariamente como padaria, farmácia, estacionamentos, etc. Saiba que esses pequenos gastos, no fim do mês, podem ter um impacto significativo nas suas finanças. Anote tudo e fique de olho no quanto você gasta, sem perceber, todo mês.

  • Estabeleça metas: saiba onde você quer chegar. Se você percebeu que as refeições fora de casa estão tomando parte importante do seu orçamento, estabeleça metas para reduzir os gastos. Isso vale também para projetos que você quer realizar, como uma reforma em casa ou uma viagem.

  • Revise sua planilha sempre: não adianta preencher uma planilha em janeiro e olhar para ela novamente só em outubro. Tenha sempre em mãos aquilo que você escreveu para acompanhar a evolução das suas metas.

  • Comece a investir: quando você conseguir organizar seus gastos, guardar uma reserva e ainda sobrar uma quantia, que tal pensar em investimentos? Descubra qual é o seu perfil de investidor (conservador, moderado ou agressivo) e verifique qual é a forma de investimento ideal para você. Aqui no Mercado1Minuto temos vários textos sobre modalidades de investimento, vantagens e desvantagens de cada uma. Estudar sobre o assunto vai te preparar para entrar no mundo dos investidores com mais segurança.

Acesse aqui a planilha gratuita do Mercado1Minuto para controle de gastos pessoais.

Relacionados:

► Por que a cotação do dólar muda com os acontecimentos no país?► Qual o meu perfil de investidor?

Leia mais: