clique para ir para a página principal

Venda de veículos cai 26,2% em 2020 e setor tem pior desempenho em cinco anos

Atualizado em -

Venda de veículos cai 26,2% em 2020 e setor tem pior desempenho em cinco anos GM | Divulgação
► Anfavea aponta que a venda de veículos novos caiu 7,1% em novembro ► Pandemia faz setor automotivo ter previsão de crescimento gradativo para os próximos anos

Mesmo com vendas em dezembro acima do previsto, o ano de 2020 foi o pior para o setor automotivo desde 2015. O total de veículos emplacados no ano passado foi de 2,6 milhões de unidades, entre ônibus, caminhões, utilitários leves e carros de passeio. O volume é 26,2% menor do que em 2019, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O resultado, no entanto, ainda foi levemente melhor do que o previsto pela entidade, que projetava uma queda de 31%. O balanço foi suavizado em razão dos 244 mil veículos vendidos em dezembro, uma alta de 8,4% na comparação com o mês de novembro. Ainda assim, as vendas no último mês do ano foram 7,1% menores do que em dezembro de 2019.

Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, a falta de insumos limitou a produção, além dos protocolos de combate à pandemia que limitaram a utilização das fábricas.

No fim da semana, a Anfavea deve publicar suas previsões para 2021, mas a expectativa é que o setor encolha um pouco mais e que os números de 2019 (pré-pandemia) só sejam recuperados a partir de 2023.

Relacionados:

► Anfavea aponta que a venda de veículos novos caiu 7,1% em novembro ► Pandemia faz setor automotivo ter previsão de crescimento gradativo para os próximos anos

Leia mais: