clique para ir para a página principal

Após invasão e violência que resultou em quatro mortes, Congresso confirma vitória de Biden

Atualizado em -

Após invasão e violência que resultou em quatro mortes, Congresso confirma vitória de Biden Pixabay
► Trump sanciona pacote de ajuda econômica no valor de US$2,3 trilhões► Democrata vence eleição na Geórgia e Biden fica perto de maioria no Congresso americano

A confirmação dos votos do Colégio Eleitoral que ratificaram a vitória de Joe Biden na eleição americana só ocorreu durante a madrugada, horas depois dos extremistas apoiadores do então presidente Donald Trump invadirem o Capitólio, interromperem a sessão e forçaram os congressistas a procurarem abrigo.

Às 5h44 (hora de Brasília), o vice-presidente Mike Pence ratificou a contagem dos votos do Colégio Eleitoral que formalizaram a vitória do Democrata. “O anúncio do estado da votação pelo presidente do Senado será considerado uma declaração suficiente para as pessoas eleitas presidente e vice-presidente dos Estados Unidos para o mandato que começa no dia 20 de janeiro de 2021 e será inscrito junto à lista de votos no jornais do Senado e da Câmara dos Representante”, afirmou Pence antes de encerrar a eleição.

Depois das cenas de violência que correram o mundo durante a noite de ontem, Trump declarou há pouco que haverá “uma transição ordeira em 20 de janeiro”, dia que Biden toma posse. “Embora eu discorde totalmente do resultado das eleições, e os fatos estão do meu lado, ainda assim haverá uma transição ordeira em 20 de janeiro”, disse o presidente em comunicado publicado no Twitter de seu diretor de redes sociais, Dan Scavino. Trump teve suas contas suspensas no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Violência

A polícia de Washington confirmou até o momento quatro mortes durante a invasão ao Capitólio, sede do Congresso americano. Quatorze policiais ficaram feridos.

A única vítima identificada até o momento é uma mulher, apoiadora de Trump, que foi baleada pela guarnição que faz a segurança do prédio. Ela chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu. As demais vítimas, segundo a polícia, sofreram “emergências médicas” do lado de fora do edifício.

Relacionados:

► Trump sanciona pacote de ajuda econômica no valor de US$2,3 trilhões► Democrata vence eleição na Geórgia e Biden fica perto de maioria no Congresso americano

Leia mais: