clique para ir para a página principal

China fecha mês de dezembro com alta nas exportações

Atualizado em -

China fecha mês de dezembro com alta nas exportações Xiaodong Qiu/Getty Images
► China fecha dezembro com PMI em 51,9 pontos ► Ganhos em ações colaboram para índice de blue-chips da China ter melhor resultado em 13 anos

Nesta quinta-feira (14), foram divulgados dados da alfândega que apontam um crescimento nas exportações chinesas em dezembro. Segundo as informações, as exportações tiveram alta de 18,1% em relação ao resultado do mesmo mês em 2019. Esse resultado implicou em um valor 15% superior às expectativas para o mês.

Na comparação com o mês anterior, quando o crescimento foi de 21,1%, dezembro registrou um recuo.

A forte demanda global neste início de ano deve colaborar ainda mais para as exportações no país asiático. Porém, alguns analistas explicam que a força da moeda chinesa e o aumento do valor das matérias-primas podem impactar o resultado.

A recuperação doméstica que vem acontecendo no país, colaborou para o maior interesse da China por produtos estrangeiros, o que ajudou o crescimento das importações.

As importações fecharam dezembro com alta 6,5% na comparação com o mesmo mês de 2019. O resultado também foi superior ao crescimento registrado em novembro que foi de 4,5%.

Li Kuiwen, porta-voz da alfândega, afirmou que “a demanda doméstica também irá sustentar o comércio exterior, mas a pandemia também trará alguns desafios em 2021”.

Relacionados:

► China fecha dezembro com PMI em 51,9 pontos ► Ganhos em ações colaboram para índice de blue-chips da China ter melhor resultado em 13 anos

Leia mais: