clique para ir para a página principal

China fecha 2020 com alta de 2,3% no PIB

Atualizado em -

China fecha 2020 com alta de 2,3% no PIB Jason Lee / Reuters
► China fecha dezembro com PMI em 51,9 pontos ► China fecha mês de dezembro com alta nas exportações

O Escritório Nacional de Estatísticas da China divulgou nesta segunda-feira (18) que o PIB no país asiático cresceu 2,3% em 2020, na comparação com 2019. Apesar do índice ter fechado com resultado 2% superior a projeção feita pela Agence France-Presse (AFP), o registro foi o menor em 44 anos.

No quarto trimestre de 2020, ocorreu um crescimento de 6,5% na comparação com o resultado obtido no mesmo período de 2019. O indicador também aponta um aumento em relação ao resultado do terceiro trimestre, registrou alta de 4,9% no PIB.

Segundo o relatório da Commerzbank, banco comercial na Alemanha, esse crescimento registrado pelo país asiático superou as projeções realizadas. Para o atual ano, o banco espera uma alta de 8% na economia chinesa.

Produção Industrial e Negócios com o Brasil

Ainda de acordo com o relatório divulgado pelo banco, a produção industrial também cresceu em dezembro e superou expectativas, fechando o mês com alta de 7,3% na comparação com o mesmo mês de 2019.

As vendas no varejo aumentaram 4,6% no último mês de 2020 na mesma comparação, resultado 0,9% inferior ao que havia sido projetado.

No ano passado, a China foi responsável por dois terços do superávit. de US$ 50,9 bilhões na balança comercial. No ano passado, a contribuição do país asiático foi de 58,5% do total de US$ 28,1 bilhãos. Os detalhes são do relatório Icomex, da FGV.

Relacionados:

► China fecha dezembro com PMI em 51,9 pontos ► China fecha mês de dezembro com alta nas exportações

Leia mais: