clique para ir para a página principal

Christine Lagarde alerta sobre aumento de casos de Covid-19 e reafirma manutenção de juros baixos

Atualizado em -

Christine Lagarde alerta sobre aumento de casos de Covid-19 e reafirma manutenção de juros baixos François Lenoir/Reuters
► Países da Zona do Euro registram baixa de 0,3% no índice de preços em novembro ► Produção industrial em países da Zona do Euro registrou alta de 2,5% em novembro

Nesta quinta-feira (21), a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, em uma entrevista coletiva, alertou sobre o salto das infecções por coronavírus. Devido ao momento enfrentado, ela fez questão de reafirmar que o BCE vai manter custos de empréstimos baixos para ajudar a economia da região durante a pandemia.

“O renovado aumento nas infecções por coronavírus e as medidas restritivas e prolongadas de contenção adotadas em muitos países da Zona do Euro estão afetando a atividade econômica, disse a presidente do BCE.

Em dezembro, a instituição havia intensificado a compra do programa de títulos que vão durar até 2022. O BCE decidiu por não alterar a política monetária que foi estabelecida para ajudar os países pertencentes a Zona do Euro.

A recuperação econômica projetada pelo banco, a partir do segundo trimestre, pode ser impactada pelos novos lockdowns e por uma lentidão no processo de vacinação dos 19 países.

Ainda em sua fala, Lagarde afirmou que o início da vacinação é um marco importante para a recuperação econômica e que o BCE continuará comprando títulos até “que julgue que a fase da crise do coronavírus acabou”.

A presidente encerrou a coletiva falando sobre riscos “de baixa” para a economia da Zona do Euro, que agora são menos graves. Ela afirmou que isso aconteceu por alguns fatores, entre eles o recente acordo do Brexit.

Relacionados:

► Países da Zona do Euro registram baixa de 0,3% no índice de preços em novembro ► Produção industrial em países da Zona do Euro registrou alta de 2,5% em novembro

Leia mais: