clique para ir para a página principal

Monitor FGV: PIB cresceu 1,1% em novembro

Atualizado em -

Monitor FGV: PIB cresceu 1,1% em novembro Pixabay
► Banco Mundial estima alta de 3% do PIB do Brasil em 2021; valor está abaixo da média mundial► IBC-Br aponta alta de 0,59% da atividade econômica do Brasil em novembro

O Monitor do PIB, medido pela FGV, aponta crescimento de 1,1% na atividade econômica de novembro, na comparação com o mês anterior, e de 4,4% no trimestre móvel encerrado em novembro, na comparação com o trimestre encerrado em agosto. Já na comparação interanual, o estudo mostra queda de 0,6% em novembro e de 1,7% no trimestre móvel encerrado em novembro.

Essa foi a queda menos intensa desde o início da pandemia. A estimativa da FGV ficou acima da projeção do Banco Central, que apontou um crescimento de 0,59% em novembro ante outubro e queda de 0,83% na comparação interanual.

” Embora ainda esteja em patamar muito abaixo do nível pré-pandemia, a economia dá sinais de retomada, ainda que lenta, no que parece ser a volta a seu antigo normal de crescimento fraco e instável”, afirma Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV.

Entre as quedas mais significativas no levantamento foi a do consumo das famílias, que retraiu 3,0% no trimestre até novembro. Apesar da queda significativa, o resultado mostra uma variação menos negativa do que a queda histórica de 12,2% registrada no segundo trimestre. Essa trajetória menos negativa se deve principalmente ao desempenho do consumo de bens, tendo em vista que o consumo de serviços apresenta uma recuperação bem mais lenta.

Relacionados:

► Banco Mundial estima alta de 3% do PIB do Brasil em 2021; valor está abaixo da média mundial► IBC-Br aponta alta de 0,59% da atividade econômica do Brasil em novembro

Leia mais: