clique para ir para a página principal

Atividade empresarial tem queda na Zona do Euro em janeiro

Atualizado em -

Atividade empresarial tem queda na Zona do Euro em janeiro Freepik
► Produção industrial em países da Zona do Euro registrou alta de 2,5% em novembro ► Christine Lagarde alerta sobre aumento de casos de Covid-19 e reafirma manutenção de juros baixos

Os dados da pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI) apontaram que a atividade empresarial na Zona do Euro registrou desaceleração em janeiro. Esse resultado foi influenciado pelo setor de serviços, que sofreu com os lockdowns.

Vale ressaltar em relação ao PMI, que a marca 50 pontos é responsável por definir a situação do setor. Quando o valor está abaixo dessa pontuação é apontada uma contração. Em casos de valor superior, é registrado crescimento.

A pesquisa aponta que o tempo que os estabelecimentos ficaram fechados, colaboraram para o setor de serviços apresentasse baixa. O setor teve queda de 1,4 pontos na comparação entre janeiro e dezembro. A pontuação no atual mês ficou em 45.

Com essa queda, as empresas do setor tiveram de baixar seus preços. Isso fez com que o subíndice de preços, que foi de 48,4 em dezembro, fechasse janeiro com 46,9 pontos. Esse nível foi o mais baixo registrado desde o mês de junho.

Por outro lado, como as fábricas ficaram abertas, o setor da indústria continuou com bons resultados, mesmo com uma leve baixa na comparação com o mês anterior. Em janeiro o PMI do setor ficou em 54,7 pontos contra 55,2 pontos registrado no mês de dezembro.

Banco Central Europeu

Nesta quinta-feira (21), em uma coletiva de imprensa, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, alertou a população sobre o aumento das infecções por Covid-19 e reiterou o compromisso da instituição em ajudar a região nesse momento.

Em sua fala, Lagarde garantiu que o BCE vai manter custos de empréstimos baixos, afirmou que o programa de compra de títulos vai ser estendido até que essa fase de crise do coronavírus acabe e ressaltou a importância do início da vacinação.

Relacionados:

► Produção industrial em países da Zona do Euro registrou alta de 2,5% em novembro ► Christine Lagarde alerta sobre aumento de casos de Covid-19 e reafirma manutenção de juros baixos

Leia mais: