clique para ir para a página principal

Anfavea: Produção de veículos no Brasil em janeiro cai ante dezembro

Atualizado em -

Anfavea: Produção de veículos no Brasil em janeiro cai ante dezembro Pixabay
► Carros elétricos pressionam petroleiras para desenvolvimento e implementação de biocombustíveis► Emplacamentos caíram quase 30% em janeiro, segundo Fenabrave

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou nesta quinta-feira (04) os números da indústria automobilística em janeiro. A produção de 199,7 mil unidades cresceu 4,2% sobre janeiro de 2020, mas recuou 4,6% em relação a dezembro. Também as exportações trilharam esse caminho. Com 25 mil unidades embarcadas, o crescimento foi de 21,9% sobre o mesmo mês do ano passado, porém com queda de 34,8% em relação ao mês anterior.

Já o licenciamento total de 171,1 mil autoveículos representou desempenho negativo, mesmo levando-se em conta os dois dias úteis a menos de janeiro em relação ao mesmo mês do ano passado. A queda foi de 11,5% em relação a janeiro de 2020 e de 29,8% na comparação com dezembro.

O presidente da entidade, Luiz Carlos Moraes, destacou que ainda há fatores preocupantes no horizonte, como a falta de alguns insumos (em especial semicondutores), o baixo estoque de veículos e o agravamento da pandemia provocada pelo novo coronavírus, que prejudica atividades industriais e comerciais em algumas regiões do país.

Relacionados:

► Carros elétricos pressionam petroleiras para desenvolvimento e implementação de biocombustíveis► Emplacamentos caíram quase 30% em janeiro, segundo Fenabrave

Leia mais: