clique para ir para a página principal

Câmara aprova texto-base de projeto que dá autonomia ao Banco Central

Atualizado em -

Câmara aprova texto-base de projeto que dá autonomia ao Banco Central Agência Brasil
► Bolsonaro diz que governo negocia novo auxílio aos trabalhadores informais► Banco dos Brics destina R$ 5,4 bilhões ao Brasil para o combate à Covid-19

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10), por 339 votos a 114, o texto-base do projeto que prevê autonomia para o Banco Central. Neste momento, os parlamentares ainda analisam os destaques que podem modificar trechos da medida.

A proposta foi aprovada pelo Senado em novembro de 2020 e confere mandato de quatro anos para o presidente e diretores da autarquia federal. O texto estabelece que o Banco Central passa a se classificar como autarquia de natureza especial caracterizada pela "ausência de vinculação a ministério, de tutela ou de subordinação hierárquica".

Para o relator do projeto, deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), a medida vai melhorar a nota do Brasil em relação aos investidores internacionais. O parlamentar reiterou que a proposta já é discutida no Congresso há 27 anos.

“ Vai dar ao Brasil um novo padrão de governança monetária, que vai dar um sinal muito importante ao mercado internacional, fazendo com que o Brasil possa melhorar a sua imagem internacional e, mais do que nunca, fazendo com que investidores possam analisar o Brasil como uma janela de oportunidades”, afirmou o relator.

Relacionados:

► Bolsonaro diz que governo negocia novo auxílio aos trabalhadores informais► Banco dos Brics destina R$ 5,4 bilhões ao Brasil para o combate à Covid-19

Leia mais: