clique para ir para a página principal

Novo lote de insumos para a fabricação da CoronaVac chega ao Brasil

Atualizado em -

Novo lote de insumos para a fabricação da CoronaVac chega ao Brasil  Wiliian Moreira/Futura Press/Estadão Conteúdo
► Avião com insumos da China para 8,6 milhões de vacinas chega a São Paulo► Anvisa aprova abertura de regulamentação para vacinas do acordo Covax

Na manhã desta quarta-feira (10), o Instituto Butantan recebeu cerca de 5,6 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção da CoronaVac. O voo da China chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos por volta das 7h30 e trouxe matéria-prima para a produção de 8,7 milhões de doses.

Os itens foram levados por caminhões refrigerados até o Instituto Butantan, onde serão distribuídos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e serão destinados ao Plano Nacional de Imunizações (PNI).

Esse é o segundo lote de insumos de origem chinesa que chega ao Brasil. Na primeira viagem, 5,6 mil litros chegaram ao país. Somados, os lotes permitem a produção de 17,3 milhões de doses de imunizantes.

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, comenta que até o mês de setembro, a expectativa é contar com cerca de 100 milhões de doses para imunizar a população.

“Agora não paramos mais até completar as 46 milhões de doses, o que deve acontecer até abril. E, mais para frente, vamos receber os lotes para completar os 54 milhões. Ou seja, esperamos que até o fim de agosto, começo de setembro, 100 milhões dessas vacinas já tenham sido entregues ao Brasil”, afirma o diretor.

Jean Gorinchteyn, secretário estadual de Saúde de SP, comemora a chegada do material. Ele ressalta a importância dessa chegada para que mais pessoas sejam vacinadas.

“É um momento muito especial de retomada do recebimento dos insumos, isso vai garantir que a gente possa vacinar mais os brasileiros de outras faixas etárias”, diz o secretário.

Até a manhã desta quarta-feira, cerca de um milhão de pessoas foram vacinadas no estado de São Paulo. Em todo o Brasil, até o momento, o número de pessoas imunizadas é de aproximadamente quatro milhões.

Relacionados:

► Avião com insumos da China para 8,6 milhões de vacinas chega a São Paulo► Anvisa aprova abertura de regulamentação para vacinas do acordo Covax

Leia mais: