clique para ir para a página principal

Com viagens suspensas desde 29 de janeiro, Portugal anuncia voo para repatriar portugueses no Brasil

Atualizado em -

Com viagens suspensas desde 29 de janeiro, Portugal anuncia voo para repatriar portugueses no Brasil Pexels
► Demanda mundial por voos caiu 70% em 2020 ► CNC reduz projeção de crescimento dos serviços para este ano

Nesta quarta-feira (17), o governo de Portugal anunciou que organizará um voo de repatriamento para portugueses retidos no Brasil. Desde 29 de janeiro, as viagens entre os dois países estão suspensas.

O ministro de Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou durante sessão no Parlamento local ter solicitado à embaixada portuguesa para que identifique os cidadãos que precisem regressar a Portugal "por razões humanitárias".

Santos Silva não detalhou sobre quando ocorrerá o embarque nem qual é a quantidade esperada de passageiros. De acordo com o ministro português, já teriam sido detectadas 70 pessoas enquadradas nos critérios para repatriação.

Fora casos de pessoas com problemas de saúde, cidadãos portugueses com necessidades de natureza familiar e com dificuldades financeiras para permanecer no Brasil também podem ser beneficiados.

"Temos de ter muito cuidado na circulação internacional do vírus, em particular de mutações que ainda não conhecemos bem", afirmou Santos Silva.

A suspensão dos voos entre Brasil e Portugal foi prorrogada pelo governo português até o dia 1 de março. Por conta disso, muitos brasileiros e portugueses seguem com dificuldades para transitar entre os dois países.

Atualmente, só estão permitidos voos de repatriação de cidadãos portugueses ou de residentes no país, que apresentem teste PCR negativo para a Covid - realizado 72h antes do embarque. Além disso, esses passageiros devem cumprir quarentena de 14 dias ao chegar em Portugal.

Relacionados:

► Demanda mundial por voos caiu 70% em 2020 ► CNC reduz projeção de crescimento dos serviços para este ano

Leia mais: