clique para ir para a página principal

Petrobras anuncia novo reajuste nos preços da gasolina e do diesel

Atualizado em -

Petrobras anuncia novo reajuste nos preços da gasolina e do diesel Fernando Frazão | Agência Brasil
► Governo propõe alterações no ICMS para conter alta dos combustíveis► Petrobras reajusta diesel, gasolina e gás e Bolsonaro diz que ‘com razão, vai ter uma chiadeira’

A Petrobras anunciou novos reajustes nos valores dos combustíveis a partir de amanhã (19). Na gasolina, o reajuste será de 10,2%, com preço médio do litro nas refinarias de R$ 2,48. Esse é o quarto reajuste apenas nesse ano, com avanço acumulado de 34,7% nos preços. Para o diesel, a alta é de 15,1%, com preço do litro em R$ 2,58 nas refinarias. É o terceiro reajuste do diesel no ano, com alta acumulada de 27,7%.

De acordo com nota divulgada pela estatal, “o alinhamento dos preços ao mercado internacional é fundamental para garantir que o mercado brasileiro siga sendo suprido sem riscos de desabastecimento pelos diferentes atores responsáveis pelo atendimento às diversas regiões brasileiras: distribuidores, importadores e outros refinadores, além da Petrobras”. A estatal ainda acrescentou que o “equilíbrio competitivo é responsável pelas reduções de preços quando a oferta cresce no mercado internacional, como ocorrido ao longo de 2020”.

ICMS

Na semana passada, Jair Bolsonaro, em outro reajuste de preços, Jair Bolsonaro disse que o reajuste ia causar uma “chiadeira com razão” e propôs uma alteração na cobrança do ICMS em meio à pressão dos caminhoneiros. O projeto enviado ao Congresso estabelece um valor fixo e único de ICMS dos combustíveis para todos os estados.

Em reação, os estados afirmam que a alta nos preços não tem relação com a tributação estadual e atribuem o problema à política de preços da Petrobras.

Relacionados:

► Governo propõe alterações no ICMS para conter alta dos combustíveis► Petrobras reajusta diesel, gasolina e gás e Bolsonaro diz que ‘com razão, vai ter uma chiadeira’

Leia mais: