clique para ir para a página principal

PMI: Atividade industrial chinesa registra o menor resultado dos últimos nove meses

Atualizado em -

PMI: Atividade industrial chinesa registra o menor resultado dos últimos nove meses Getty Images
► China fecha dezembro com PMI em 51,9 pontos ► Crescimento da indústria na Zona do Euro registra leve baixa em janeiro

A pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI) divulgou que a atividade industrial da China fechou o mês de fevereiro com 50,9 pontos. O resultado foi o menor dos últimos nove meses.

O registro foi impulsionado pela demanda fraca do exterior e o ressurgimento do coronavírus que pesou sobre a produção, impactando diretamente o mercado de trabalho do país. O mês também foi marcado pelo feriado do Ano Novo Lunar.

Ainda segundo os dados divulgados pela pesquisa, o subíndice de produção caiu a 51,9, menor valor desde o resultado de abril do ano passado. O subíndice de novas encomendas recuou a 51,0, registro mais baixo desde maio.

Pelo segundo mês seguido, as encomendas de exportação tiveram queda. As fábricas dispensaram trabalhadores pelo terceiro mês consecutivo, e a um ritmo mais rápido.

“A demanda externa continuou a pesar sobre a demanda geral. Os empresários consultados destacaram as consequências dos ressurgimentos de Covid-19 no inverno, assim como a pandemia no exterior”, disse Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group.

Relacionados:

► China fecha dezembro com PMI em 51,9 pontos ► Crescimento da indústria na Zona do Euro registra leve baixa em janeiro

Leia mais: