clique para ir para a página principal

Meganavio encalhado volta a flutuar no Canal de Suez

Atualizado em -

Meganavio encalhado volta a flutuar no Canal de Suez Getty Images
► Crescimento da indústria na Zona do Euro registra leve baixa em janeiro ► Tráfego no Canal de Suez é suspenso após encalhe de meganavio

As equipes de resgate conseguiram, nesta madrugada, desencalhar o navio de contêineres Ever Given. Segundo a Bloomberg, o trabalho foi feito pela empresa de serviços marítimos Inchape. O meganavio ficou quase atravessado no Canal de Suez, no Egito, bloqueando uma das rotas comerciais mais importantes do planeta.

Em comunicado, a Autoridade do Canal de Suez (SCA), informou que o navio foi reorientado “80% na direção correta” e começou a flutuar parcialmente.

Apesar de estar flutuado, o comunicado não esclarece quando a hidrovia será reaberta ao tráfego, nem quanto tempo será necessário para encerrar o congestionamento de mais de 450 navios que ficaram sem conseguir do canal.

O bloqueio da rota, responsável por cerca de 12% do comércio global, estava começando a trazer consequências mais sérias para a economia global. Muitos navios estavam optando pela rota (6.000 km mais longa) de contornar o extremo Sul da África para chegar à Ásia, e o abastecimento de alguns itens, como papel higiênico, com risco de ser comprometido.

Relacionados:

► Crescimento da indústria na Zona do Euro registra leve baixa em janeiro ► Tráfego no Canal de Suez é suspenso após encalhe de meganavio

Leia mais: