clique para ir para a página principal

Como a organização financeira pode auxiliar no planejamento da sua independência econômica?

Atualizado em -

Como a organização financeira pode auxiliar no planejamento da sua independência econômica? Envato
► XP inaugura fundo de previdência privada com alocação 100% em ativos americanos► Qual é o desconto de IR em planos de previdência privada?

Clique e fale com um especialista VLG Seguros

Clique e fale com um especialista VLG Seguros

Em ano de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, aumento do desemprego e diversas incertezas na economia brasileira, nunca foi tão relevante cuidar do controle dos gastos pessoais e proteger o patrimônio familiar.

De acordo com dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em fevereiro de 2021, o percentual de famílias brasileiras com dívidas chegou a 66,7%.

Reduzir gastos não necessários e montar uma planilha sobre as suas despesas do mês ajuda a saber exatamente o quanto precisa ajustar para manter um padrão de vida que deseje.

"Qualquer pessoa que gera renda, seja o quanto for, pode fazer um bom planejamento financeiro. O principal é definir aonde quer chegar. Quais são os principais desafios a enfrentar e as maiores metas pessoais a conquistar. Com base nisso, é possível estabelecer objetivos definidos de curto, médio e longo prazo. E, daí, vai se organizando o planejamento de acordo com a realidade financeira da vida dela e da estrutura familiar que se encontra", aponta Carolina Cipriani, sócia e especialista da VLG Seguros.

Iniciar um processo de organização das finanças pessoais não é uma tarefa complicada, mas requer disciplina e um tempo de dedicação para o planejamento. Para isso, é importante avaliar três pontos:

  • Checar gastos financeiros com o objetivo de melhorar a qualidade de sua vida financeira pessoal;
  • Gerar consciência a respeito da importância de sacrificar gastos supérfluos (privilégios) para aprender a economizar/investir;
  • Iniciar o uso de ferramentas práticas para ajudar a otimizar o processo de organização financeira. Ex: um planner, aplicativos de controle de gastos, planilhas no Excel, entre outros.

Neste processo de organização, vale reforçar a importância no detalhamento das despesas fixas mensais, pagamentos de dívidas, qual a renda atual da família, quais as chances de fazer algum trabalho extra para ter outra fonte de renda, etc.

Acesse aqui a planilha gratuita do Mercado1Minuto para controle de gastos pessoais.

Estratégia financeira

Quem deseja fazer investimentos no mercado financeiro deve acompanhar o andamento das finanças de empresas, gastos com despesas fixas mensais e endividamentos. No entanto, antes de pensar nos balancetes empresariais, é importante cuidar das finanças pessoais para ter uma boa saúde econômica e avançar para outras etapas de crescimento patrimonial.

"Temos de ter em mente que a estratégia financeira bem sucedida nos leva ao caminho da tão sonhada independência financeira. Podemos imaginar uma pirâmide, onde na base temos o início desta estratégia - que seria a geração de renda - e lá no topo temos as conquistas. E, ao longo deste caminho que vamos percorrer, vamos passar por duas outras etapas. Uma delas é a de acumulação, que está logo abaixo da etapa das conquistas, e abaixo da acumulação temos o degrau do gerenciamento de riscos, que vai nos trazer segurança", exemplifica Leticia Prata, especialista da VLG Seguros .

Se você deixasse seu emprego hoje, por quanto tempo você conseguiria sobreviver até encontrar um novo trabalho? A independência financeira é a capacidade de geração mensal de um fluxo de renda para manter o seu padrão e qualidade de vida por tempo indeterminado. Ou seja, para as pessoas financeiramente independentes, a fonte de renda ultrapassa as suas necessidades, e, para isso, é necessário muito planejamento e controle dos seus gastos.

Para aprender mais como iniciar essa jornada, ouça o primeiro episódio do podcast Hora de Planejar. As especialistas da VLG Seguros, Carolina Cipriani e Leticia Prata, explicam como organizar os gastos pessoais, melhorar a saúde financeira e investir no planejamento do futuro com qualidade de vida.

Relacionados:

► XP inaugura fundo de previdência privada com alocação 100% em ativos americanos► Qual é o desconto de IR em planos de previdência privada?

Leia mais: