clique para ir para a página principal

Uma reflexão sobre o consumo

Coluna de

Shaila Manzoni

Atualizado em -

Uma reflexão sobre o consumo Pexels
► SER e TER

Já perceberam como o consumo tem encontrado condição de relevância nos estudos das ciências humanas?

Uma das razões para isso é o crescimento exagerado de consumidores insaciáveis com sentimentos constantes de ansiedade e insatisfação. Vivemos num mundo com abundância de produtos e escassez de felicidade.

O consumo é um processo social que não se restringe à compra. Podemos encará-lo como um espaço social onde pessoas se aproximam, mas também segregam. Todo mundo quer pertencer, certo? A pergunta é: a que custo?

Há uma inversão de valores na sociedade, onde as pessoas consomem para serem aceitas. Mas nunca parece ser o suficiente. Então elas vão acumulando tentando preencher vazios, depois descartando para comprar mais. Um ciclo que destrói mais do que muitos imaginam.

Será que não há um excesso de tudo e uma falta do que é realmente essencial?

Inicio essa coluna convidando vocês para essa reflexão. Vamos mergulhar, juntos, nesse universo do consumo e do consumismo para aprendermos a distinguir o que realmente tem valor do que apenas tem preço.

Será que estamos mais preocupados em parecer do que realmente ser? Sobre isso conversaremos na próxima edição.

Boa reflexão e até a próxima!

Shaila Manzoni - @shailamanzoni

Relacionados:

► SER e TER

Leia mais: