clique para ir para a página principal

Brasil recebe lote com 1,7 milhão de vacinas da Covax Facility; Anvisa aprova insumo da Fiocruz

Atualizado em -

Brasil recebe lote com 1,7 milhão de vacinas da Covax Facility; Anvisa aprova insumo da Fiocruz Divulgação | World Health Organization
► Queiroga anuncia 15,5 milhões de doses de vacina da Pfizer até junho► Grupo Farmacêutico AstraZeneca registra lucro líquido de US$ 1,56 bilhão no 1T21

Nesta madrugada, o Ministério da Saúde recebeu um novo lote com 1,73 milhão de doses da vacina desenvolvida pela Oxford/Astrazeneca enviadas pela aliança Covax/Facility. A iniciativa é coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo ampliar o acesso às vacinas em todo o mundo.

Esse lote faz parte de um montante total de 3,98 milhões de doses previstas a chegarem ao Brasil neste final de semana. A primeira carga, com 220,8 mil doses do mesmo imunizante, chegou ontem (1º) ao país. Ainda neste domingo, por volta das 16h, é esperado o desembarque de uma nova carga a ser recebida com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Os voos com essas vacinas chegam ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), onde está localizada a Coordenação de Armazenagem e Distribuição Logística de Insumos Estratégicos para a Saúde (Coadi) do Ministério da Saúde.

A ONU comunicou que estão previstas, ainda neste semestre, chegadas de mais vacinas da AstraZeneca/Oxford e da Pfizer/BioNTech ao Brasil.

Anvisa aprova insumo da Fiocruz

Ontem (1º), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina da AstraZeneca produzida pela Fiocruz contra Covid-19.

A partir de agora, a Fiocruz poderá iniciar sua produção de lotes pilotos em escala comercial do imunizante com o IFA produzido 100% no Brasil.

Passada uma fase de testes, a Fiocruz deverá solicitar a inclusão do insumo no registro ou fazer um pedido de autorização para uso emergencial. Em seguida, a produção será destinada ao programa nacional coordenado pelo SUS.

Relacionados:

► Queiroga anuncia 15,5 milhões de doses de vacina da Pfizer até junho► Grupo Farmacêutico AstraZeneca registra lucro líquido de US$ 1,56 bilhão no 1T21

Leia mais: