clique para ir para a página principal

Argentina suspende exportações de carne bovina; ações da Minerva e Marfrig caem

Atualizado em -

Argentina suspende exportações de carne bovina; ações da Minerva e Marfrig caem Divulgação/Marfrig
► JBS compra empresa europeia Vivera; Minerva concluiu emissão de debêntures► JBS e outras duas companhias são afetadas por suspensão de vendas de carnes de aves para Arábia Saudita

Nesta segunda-feira (17), a Argentina anunciou suspensão da exportação de carne bovina, tendo em vista a preocupação com a perda de controle sobre a inflação antes das eleições para o Congresso. Nos quatro primeiros meses de 2021, o país registrou inflação elevada de 17,6%.

De acordo com o comunicado, durante a suspensão de 30 dias serão implementadas outras medidas para melhorar a regulação das exportações de carnes. O veto pode eventualmente ser reduzido para um período menor, se outras medidas tiverem sucesso em reduzir os preços.

A Argentina é a sexta maior produtora global de carne bovina e foi em 2020 o quinto maior exportador, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Nos últimos anos, a Argentina vinha ampliando as exportações de carne, especialmente para a China, ajudando a impulsionar o setor, mas também gerando temores de que os embarques em alta pudessem pressionar os preços domésticos.

Minerva e Marfrig caem na B3

A Minerva e a Marfrig, frigoríficos brasileiros com presença no país vizinho, caem na bolsa de valores após a notícia.

Os frigoríficos brasileiros que atuam na Argentina têm exposições diferentes ao país. A Marfrig, que obtém mais de 80% de sua receita dos Estados Unidos, tem a Argentina representando apenas 1,3% de sua produção. Além disso, a companhia vem reduzindo as suas fatias de exportação no país, que já saíram de 70% para 50%.

A Minerva, por outro, lado tem cerca de 10% de sua receita total produzida na nação liderada por Fernández e 27% da produção da sua subsidiária Athena Foods. O esperado é que o frigorífico agora acelere suas exportações em outros países em que atua, como Brasil, Uruguai e Colômbia.

Às 15h03, as ações da Minerva (BEEF3) registravam queda de 3,46% a R$ 9,50, enquanto as ações da Marfrig (MRFG3) registravam queda de 2,06% a R$ 18,09.

Relacionados:

► JBS compra empresa europeia Vivera; Minerva concluiu emissão de debêntures► JBS e outras duas companhias são afetadas por suspensão de vendas de carnes de aves para Arábia Saudita

Leia mais: