clique para ir para a página principal

Revisão confirma alta de 6,4% do PIB dos EUA no 1º trimestre

Atualizado em -

Revisão confirma alta de 6,4% do PIB dos EUA no 1º trimestre Pexels
► Em movimento já esperado, desemprego sobe no 1º trimestre do ano e atinge 14,7%► BC: Economia surpreende "favoravelmente" no 1º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 6,4% no 1º trimestre de 2021 frente aos três últimos meses do ano passado. A segunda estimativa da economia norte-americana foi divulgada nesta quinta-feira (27) pelo escritório de estatísticas do Departamento de Comércio do país.

"A alta no PIB no primeiro trimestre reflete a continuação da recuperação econômica, a reabertura dos estabelecimentos e a resposta contínua do governo relacionada à pandemia da Covid-19", diz o Departamento do Comércio em nota.

Para os analistas consultados pela Refinitiv, a expectativa era que o PIB do trimestre encerrado em março apresentasse avanço de 6,5%.

Vale lembrar que a primeira estimativa do BEA (Bureau of Economic Analysis, em inglês), divulgada em 29 de abril, também foi de alta de 6,4% no comparativo trimestral.

De acordo com o órgão, a alta no PIB reflete melhoras no gastos com consumo pessoal, investimento fixo não residencial, gastos do governo, investimentos fixos residenciais e gastos dos governos estaduais e locais, que foram parcialmente compensados por quedas nos investimentos e exportações privados. As importações, que têm impacto negativo no PIB, cresceram.

Relacionados:

► Em movimento já esperado, desemprego sobe no 1º trimestre do ano e atinge 14,7%► BC: Economia surpreende "favoravelmente" no 1º trimestre

Leia mais: