clique para ir para a página principal

Pedidos de auxílio-desemprego sobem nos EUA pela primeira vez desde abril

Atualizado em -

Pedidos de auxílio-desemprego sobem nos EUA pela primeira vez desde abril Pexels
► Didi Chuxing, dona do aplicativo 99, pode fazer o maior IPO de 2021► Biden e Putin começam a primeira cúpula entre EUA e Rússia, após aumento da tensão entre países

Os pedidos de seguro-desemprego dos Estados Unidos subiram pela primeira vez desde abril. Na semana encerrada em 12 de junho, as solicitações aumentaram em 37 mil pedidos, totalizando 412 mil.

Os dados divulgados nesta quinta-feira (17) são do Departamento de Trabalho do país.

Até terça-feira (15), 52,23% da população dos Estados Unidos havia sido vacinada, segundo dados oficiais compilados pelo site Our World in Data.

O salto nas reivindicações da última semana se concentrou em três estados – Pensilvânia, Califórnia e Kentucky. Enquanto isso, Michigan e Alabama registraram as maiores quedas nas reivindicações iniciais.

Já os dados da semana anterior revistos indicaram queda de 1 mil, saindo de 376 mil pedidos para 375 mil.

A média móvel de quatro semanas, que apresenta um valor menos volátil do que os números semanais, está 402,25 em mil, reforçando a sequência de seis semanas consecutivas de quedas.

Taxas de juros e inflação

Como esperado, a taxa de juros continuou ancorada próxima a zero, mas as autoridades indicaram que elevações podem vir em 2023. Em março, haviam afirmado que não pretendiam elevá-las até 2024. A expectativa para o PIB dos Estados Unidos em 2021 foi elevada de 6,5% para 7%. A previsão para a taxa de desemprego permaneceu inalterada, em 4,5%.

O banco central americano também elevou sua expectativa para a inflação nos Estados Unidos para 3,4%, uma alta de um ponto percentual em relação à previsão de março. O ajuste na previsão ocorre em um momento em que o país vem registrando as maiores altas de preços em 13 anos, em meio à recuperação da economia após um ano marcado pela pandemia de Covid. Mas o Fomc sinalizou que ainda acredita que a tendência é de que a taxa se aproxime da meta de 2% no longo prazo.

Relacionados:

► Didi Chuxing, dona do aplicativo 99, pode fazer o maior IPO de 2021► Biden e Putin começam a primeira cúpula entre EUA e Rússia, após aumento da tensão entre países

Leia mais: