clique para ir para a página principal

Produção industrial sobe e otimismo dos empresários cresce, aponta CNI

Atualizado em -

Produção industrial sobe e otimismo dos empresários cresce, aponta CNI Freepik
► Primeiro trimestre de 2021 contabilizou superávit de US$ 10,6 bilhões na mineração► Privatização da Eletrobras é a maior do país, diz ministério da Economia

A produção industrial no país teve desempenho positivo em maio e mostra otimismo no setor. Segundo dados da Sondagem Industrial divulgados nesta quarta-feira (23) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a produção industrial cresceu em maio, em comparação com abril. O índice ficou em 52,8 pontos, acima da linha de 50 pontos, o que indica crescimento da produção industrial.

O resultado também é positivo na comparação com outros anos. O índice se encontra 9,7 pontos acima do registrado em maio de 2020, e é o melhor para o mês desde 2017. Os números mostram que o crescimento da produção em maio frente em abril foi mais intenso em 2021 do que em anos anteriores.

Também segundo a CNI, o otimismo dos empresários industriais em relação aos próximos seis meses voltou a crescer no mês de junho. O índice de expectativa de demanda aumentou 1,2 ponto em relação a maio e está 11,2 pontos superior ao registrado em junho de 2020. Esse é o maior nível do indicador em 2021. O otimismo em relação à exportação permaneceu praticamente constante em relação ao mês anterior: alta de 0,1 ponto.

Outro indicador medido pela Sondagem mostra que a intenção de investimento aumentou em relação a maio e segue acima da média histórica. O índice de intenção de investimento alcançou 57 pontos em junho de 2021, uma alta de 1,2 ponto em relação a maio. O índice se encontra 15,6 pontos acima do registrado em junho de 2020.

Relacionados:

► Primeiro trimestre de 2021 contabilizou superávit de US$ 10,6 bilhões na mineração► Privatização da Eletrobras é a maior do país, diz ministério da Economia

Leia mais: