clique para ir para a página principal

B3 se aproxima dos 3,8 milhões de investidores; Como fazer parte deste grupo e rentabilizar seu patrimônio?

Atualizado em -

B3 se aproxima dos 3,8 milhões de investidores; Como fazer parte deste grupo e rentabilizar seu patrimônio? Letícia Kratka | Mercado1Minuto
► Educação e conhecimento financeiro fazem brasileiros ficarem mais seguros nos seus investimentos ► Como ensinar educação financeira para crianças?

Em seu último balanço mensal, a bolsa de valores brasileira (B3) divulgou ter captado 51.740 novos investidores em maio. No total, o número de investidores ativos ficou em 3,773 milhões, uma alta de 50,2% em comparação a maio de 2020 (2.511 milhões).

Para Letícia Kratka, Consultora Financeira do Mercado1Minuto, o mais importante para quem deseja iniciar uma jornada de investimentos no mercado financeiro é começar organizando as contas pessoais.

"O primeiro passo da educação para o investidor é organizar o seu planejamento para ter uma vida financeira saudável. O objetivo inicial é ajustar os gastos e aumentar os rendimentos para poder começar, o quanto antes, a investir mensalmente", reforça Kratka.

Em maio, a capitalização média das empresas com ações negociadas na B3 atingiu R$ 5,440 trilhões, 58,8% maior do que no mesmo mês do ano anterior e uma alta de 3,6% em relação a abril. O total de empresas listadas na bolsa chegou a 437 (alta de 11,8% no período de um ano).

Uma das formas com o maior potencial de retorno para o investidor é através da construção de uma carteira de ações ao longo dos anos. Afinal, o caminho natural das empresas é o crescimento do negócio no qual atuam e, consequentemente, a valorização das companhias. Logo, o patrimônio de quem aplica em ações de empresas com balanços financeiros sólidos e equilibrados tende a crescer junto com elas.

"As empresas têm um potencial muito grande de fazer girar a economia. Porque elas produzem algum produto ou serviço para resolver demandas da sociedade e lucram com as vendas. Com o aumento do faturamento, as empresas conseguem crescer e contratar mais pessoas, esses trabalhadores terão mais renda e também poderão comprar outros bens e serviços de outras empresas. Assim se fecha o ciclo de circulação do dinheiro com a participação das empresas na economia dos países", exemplifica Kratka.

[FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO CURSO DO MERCADO1M SOBRE COMO COMEÇAR A INVESTIR NA PRÁTICA]

Informação qualificada

O que os números da B3 e os especialistas do mercado financeiro apontam em comum é que cada vez mais aumenta a busca por informações qualificadas sobre os produtos disponíveis na prateleira de serviços das instituições financeiras. O conhecimento do investidor sobre o seu perfil e apetite para o risco levam à diversificação.

O mais importante para você leitor é dar o primeiro passo: buscar conhecimento qualificado. Afinal, é normal sentir um pouco de insegurança quando se começa a entrar em contato com o universo das diversas possibilidades de aplicações no mercado financeiro.

Curso Prático

Pensando em como ajudar os leitores do Mercado1Minuto a darem os primeiros passos no universo dos investimentos, Letícia Kratka está lançando o seu primeiro curso prático sobre "Como Começar a Investir".

O treinamento insere o aluno no mundo dos investimentos da forma correta - desde princípios básicos e fundamentos, até a aplicação de métodos práticos para fazer o dinheiro trabalhar na geração de renda passiva.

"O principal benefício deste curso é ser totalmente prático, não fica só na teoria explicando conceitos que ninguém aplica. O que faço é mostrar como escolher cada um dos ativos e como acompanhar o andamento da carteira de investimentos", destaca Kratka.

Em seis módulos completos, divididos em mais de 20 aulas, serão abordados temas para atingir objetivos como:

  • Criar uma fonte de Renda Passiva;
  • Se aposentar com segurança e conforto;
  • Rentabilizar e multiplicar seu patrimônio.

Saiba mais detalhes sobre o curso com a Consultora Financeira do Mercado1Minuto e aproveite para garantir a sua vaga e aprender a investir o seu dinheiro de forma correta e estratégica.

[FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO CURSO DO MERCADO1M SOBRE COMO COMEÇAR A INVESTIR NA PRÁTICA]

Relacionados:

► Educação e conhecimento financeiro fazem brasileiros ficarem mais seguros nos seus investimentos ► Como ensinar educação financeira para crianças?

Leia mais: