clique para ir para a página principal

Conheça 3 vantagens de contratar um plano de saúde para a sua empresa

Atualizado em -

Conheça 3 vantagens de contratar um plano de saúde para a sua empresa Freepik
► Como a organização financeira pode auxiliar no planejamento da sua independência econômica?► Do início da carreira profissional até a aposentadoria, como preservar o patrimônio acumulado

A pandemia do coronavírus trouxe à tona um fato importante: para quem tem condições, ter um plano de saúde é imprescindível. Com o SUS (Sistema Único de Saúde) sobrecarregado, ter a possibilidade de utilizar serviços médicos particulares faz diferença para quem precisa de atendimento rápido. No entanto, os altos reajustes dos planos individuais têm tornado cada vez mais difícil o acesso a esses serviços. Por isso, aderir ao plano de saúde empresarial pode ser uma boa opção para quem está achando o valor dos planos individuais muito "salgado".

Em setembro de 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou pesquisa apontando que 71,5% dos brasileiros dependem do SUS para tratamento. Esse percentual é equivalente a mais de 150 milhões de pessoas. Os dados são referentes ao ano de 2019, ou seja, antes do início da pandemia no país. A mesma pesquisa indicou também que apenas 28,5% da população do país, equivalente a 59,7 milhões de pessoas, tinham algum plano de saúde, médico ou odontológico em 2019. Entre as pessoas que tinham plano de saúde, 46,2% eram titulares que pagavam os seus custos diretamente ao plano e 45,4% dependiam parcial ou integralmente do empregador para pagar os custos.

Segundo dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o lucro líquido das operadoras de planos de saúde cresceu 49,5% em 2020, para R$ 17,5 bilhões. O setor encerrou o ano passado com 47,6 milhões de usuários, alta de 650 mil pessoas em relação ao ano anterior, e receita de R$ 217 bilhões, crescimento de 4,7% na comparação com 2019.

Para o funcionário, o plano de saúde coletivo pode ser um atrativo na hora de aceitar a vaga. Para os empresários, os benefícios vão desde a fidelização dos funcionários até vantagens financeiras para a empresa.

Veja a seguir três vantagens de contratar um plano de saúde empresarial:

  • 1. Diminuição da rotatividade dos funcionários

Na escolha entre uma vaga de emprego que não oferece plano de saúde e outra que possui esse benefício, o empregado tende a escolher o posto que lhe garante atendimento médico particular. Esse benefício pode ser um diferencial e ajudar o empresário a reter os melhores talentos.

"Algumas pesquisas indicam que essa é uma das principais preocupações dos brasileiros. Ter um bom plano de saúde é desejo de muitos. Sendo assim, uma vez ofertado esse benefício pelas empresas, ele se torna uma forma muito eficiente de retenção dos profissionais", afirma Leticia Prata, especialista da VLG Seguros.

  • 2. Abatimento de imposto

A empresa que fornece plano de saúde coletivo pode declarar todos os gastos que teve com esses serviços, desde que sejam comprovados, na declaração do Imposto de Renda. Não há um teto para esses gastos, então o empresário poderá declarar tudo o que foi gasto no ano com o benefício.

  • 3. Menor índice de abstenção

Funcionários que se cuidam têm menos problemas de saúde e, consequentemente, faltam menos ao serviço. Oferecer um plano coletivo estimula os colaboradores a buscarem atendimento e tratamento médico com mais rapidez, fortalecendo a equipe de trabalho.

"Garantir através de acompanhamentos de rotina o atendimento médico preventivo dos seus colaboradores faz com que o empresário tenha um menor índice de abstenção no trabalho", destaca Leticia Prata.

A decisão de oferecer um plano de saúde coletivo para os funcionários deve ser tomada pensando nos benefícios a longo prazo. Com as incertezas geradas pela pandemia, cuidar da saúde nunca foi tão essencial.

Quer saber como contratar um plano para a sua empresa? Procure um especialista da VLG Seguros.

Clique e fale com um especialista VLG Seguros

Clique e fale com um especialista VLG Seguros

Relacionados:

► Como a organização financeira pode auxiliar no planejamento da sua independência econômica?► Do início da carreira profissional até a aposentadoria, como preservar o patrimônio acumulado

Leia mais: