clique para ir para a página principal

O que nos torna mais dependentes do consumo?

Coluna de

Shaila Manzoni

Atualizado em -

O que nos torna mais dependentes do consumo? Freepik
► SER e TER► Uma reflexão sobre o consumo

Será que a superficialidade das relações humanas torna a sociedade mais dependente do consumo? Me peguei refletindo sobre isso e trouxe essa reflexão para vocês.

Ir às compras depois de um dia difícil parece inofensivo, mas não é. Essa atitude é um reflexo do vazio que muitos sentem e que acreditam que pode ser preenchido por bens materiais.

Ninguém duvida que todo excesso esconde uma falta e é por isso que o consumo excessivo e desnecessário apareceu como uma estratégia para escondermos essa falta. E de qual falta estamos falando? Da falta de conexão causada pela fragilidade das relações humanas.

Estamos tão desconectados de nós mesmos e dos outros que o consumo se tornou uma forma de preenchermos o vazio que sentimos. E será que preenche?

Sabemos que não. Claro que a solução não está em não consumir porque não existe vida sem consumo. O que precisamos é resgatar o valor das relações humanos e mudar o nosso comportamento no ato de consumir. Apenas com essas mudanças teremos uma sociedade mais centrada nas pessoas do que nas coisas. Dessa forma, estaremos mais próximos de nós mesmos e dos outros.

Sim, as redes sociais contribuíram para a fragilidade das relações humanas. Não, elas não são as únicas responsáveis. Somos seres pensantes e podemos mudar. Precisamos resgatar o valor das conexões reais, investir nelas e fortalecer nosso modo de pensar e agir frente ao consumo.

Creio que esse é o caminho.

Shaila Manzoni - @shailamanzoni

Relacionados:

► SER e TER► Uma reflexão sobre o consumo

Leia mais: