clique para ir para a página principal

Variante do coronavírus é risco para recuperação econômica da zona do euro, aponta Banco Central Europeu

Atualizado em -

Variante do coronavírus é risco para recuperação econômica da zona do euro, aponta Banco Central Europeu Daniel Roland | AFP
► Mercado repercute temporada de resultados e aguarda decisões do Banco Central Europeu► Rede D'or faz parceria inédita com a Vale para gerir dois hospitais no Pará

Uma nova onda do coronavírus pode atrapalhar a recuperação econômica da zona do euro. A declaração foi dada pela presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, nesta quinta-feira (22). Segundo ela, os riscos para a economia europeia estão “amplamente equilibrados”, mas as perspectivas dependem do curso da pandemia e do progresso das campanhas de vacinação em toda a Europa.

A variante Delta do coronavírus está se espalhando pela Europa e causou um ressurgimento de casos mesmo em países com taxas de vacinação relativamente altas.

“A reabertura de grandes partes da economia está apoiando uma recuperação vigorosa no setor de serviços. Mas a variante Delta do coronavírus pode prejudicar essa recuperação nos serviços, especialmente no turismo e hospedagem”, afirmou Christine Lagarde em coletiva de imprensa.

Novos casos

A Europa, que já vivia uma flexibilização das medidas restritivas em vários países, voltou a lidar com o aumento do número de casos do coronavírus. Dessa vez, a variante Delta é a responsável pelas contaminações. A nova cepa tem capacidade de infecção duas vezes maior do que a Sars-Cov-2 original e levou apenas um mês para se tornar dominante no Reino Unido, por exemplo. De acordo com especialistas, a variante delta pode ser responsável por 70% dos novos casos da doença em agosto na Europa e 90% em setembro.

Segundo o Ministério da Saúde, foram identificados 135 casos da variante Delta do novo coronavírus em circulação no Brasil. Desses, cinco casos evoluíram para quadro grave que resultou em morte. As ocorrências foram registradas no Maranhão (1) e no Paraná (4).

Relacionados:

► Mercado repercute temporada de resultados e aguarda decisões do Banco Central Europeu► Rede D'or faz parceria inédita com a Vale para gerir dois hospitais no Pará

Leia mais: