clique para ir para a página principal

O diferencial da capacitação para a empresa e para o colaborador

Coluna de

Carla Lepesteur

Atualizado em -

O diferencial da capacitação para a empresa e para o colaborador Pexels

A expectativa de todo funcionário, ao entrar em uma empresa, é ter a chance de crescer profissionalmente e de consolidar sua carreira. Mesmo que não seja possível crescer dentro do setor no qual atua, a capacitação é fundamental para atualizar e aprimorar as habilidades do profissional.

Como John C. Maxwell ensina em seu livro "Segredos da Capacitação", ninguém faz alguma coisa de valor ou chega a algum lugar de destaque sem referências e a devida orientação. As referências vêm daquilo que você aprende, dos livros que leu, dos cursos que realizou. A orientação vem dos líderes que você escolheu para serem seus mentores.

Capacitação é fundamental. Desde o cargo inicial de uma empresa até a posição de alta gestão, investir em conhecimento é preparar o caminho para novos desafios e, consequentemente, novas conquistas.

Com o crescimento do home office trazido pela pandemia do coronavírus, o perfil do profissional mudou. Habilidades que antes eram secundárias se tornaram primordiais, como a capacidade de apresentar resultados mesmo fora do escritório. Nesses casos, a capacitação faz a diferença. Um profissional preparado trabalha melhor e cumpre suas metas de forma mais rápida exatamente porque estudou e conhece o caminho.

A atualização deve ser constante. Mesmo que a empresa não ofereça cursos e vantagens para quem quer se capacitar, a busca por treinamentos e cursos gratuitos já pode garantir um diferencial importante.

Muitas empresas têm investido cada vez mais na capacitação de seus colaboradores porque perceberam que vão colher os frutos desse investimento mais tarde.

Recentemente, a empresa de shopping centers Ancar Ivanhoe investiu em uma universidade corporativa para ajudar no desenvolvimento dos seus colaboradores e familiares. Entre os cursos oferecidos estão temas como cultura de dados, inteligência social e desenvolvimento de mindset digital. Os assuntos abordados trazem um conhecimento que pode ser usado em várias áreas da companhia e otimizam o trabalho dos colaboradores de maneiras diversas.

O funcionário que busca capacitação se destaca. O empresário que proporciona capacitação fideliza seus colaboradores. Uma via de mão dupla que garante sucesso profissional, eficiência nas atividades e mostra visão de futuro e vontade de crescer.

  • Jornalista e Editora-Chefe do Mercado1Minuto.

Relacionados:

Leia mais: