clique para ir para a página principal

Braskem e Pemex assinam aditivo para novo terminal de etano

Atualizado em -

Braskem e Pemex assinam aditivo para novo terminal de etano Divulgação | Internet
► Lucro líquido da Braskem avança 198% no 2T21 em relação ao primeiro trimestre do ano► Cade aprova compra da Santa Amália pela Camil

A Braskem (BRKM5) informou nesta terça-feira (28) que sua subsidiária, a Braskem Idesa, assinou um aditivo ao contrato de fornecimento de etano com a Pemex, empresa estatal do México, para quitação de pendências contratuais.

A companhia também fechou um convênio com entidades governamentais do México para desenvolver o projeto de construção de um terminal de importação de etano, com capacidade para atender a totalidade da necessidade de matéria-prima da Braskem Idesa.

O aditivo altera o compromisso de volume mínimo para 30 mil barris por dia até a entrada em operação de terminal de importação de etano, prevista para o segundo semestre de 2024 ou a data limite de fevereiro de 2025 (passível de extensões se houver atrasos com licenças), o que ocorrer primeiro.

”Vale ressaltar que o projeto do terminal tem por objetivo complementar o abastecimento de etano no México e viabilizar a operação da BI a plena capacidade, com o acesso a novas fontes de matérias primas”, destaca a Braskem.

O aditivo estabelece um direito de preferência para a Braskem Idesa adquirir todo o etano que a PEMEX tiver disponível e não consuma no seu próprio processo produtivo até 2045, a preços conforme referências internacionais.

De acordo com o comunicado, para que possam produzir efeitos, os aditivos estão condicionados às aprovações societárias aplicáveis, incluindo aprovação final dos acionistas e credores da Braskem Idesa. Além disso, o investimento no terminal está sujeito às aprovações finais pelas instâncias de governança competentes da companhia e seus acionistas.

Relacionados:

► Lucro líquido da Braskem avança 198% no 2T21 em relação ao primeiro trimestre do ano► Cade aprova compra da Santa Amália pela Camil

Leia mais: