clique para ir para a página principal

Nove dias após ataque cibernético, CVC ainda não conseguiu reestabelecer todos os sistemas

Atualizado em -

Nove dias após ataque cibernético, CVC ainda não conseguiu reestabelecer todos os sistemas Freepik
► Renner retoma vendas online após ataque; startup alerta sobre segurança► CVC sofre ataque cibernético; parte do sistema já foi reestabelecido

A CVC (CVCB3) continua tentando restaurar seu ambiente de tecnologia nove dias após o ataque cibernético que sofreu. Em comunicado enviado ao mercado nesta segunda-feira (11), a empresa informa que sua equipe já conseguiu restaurar parcialmente a funcionalidade dos sistemas relativos à contabilidade, contas a pagar e o ERP (enterprise resource planning).

"A Companhia permanece se esforçando, junto com seus assessores especializados, para restaurar integralmente seu ambiente de tecnologia, bem como para mitigar os efeitos do incidente sobre seus clientes e parceiros", informa a CVC.

Segundo o comunicado, até o momento não foi identificado qualquer vazamento de dados da Companhia, suas controladas, seus clientes e/ou seus parceiros, incluindo quaisquer dados pessoais.

Ataque

No dia 2 de outubro, os sistemas da CVC foram alvos de um ataque ransomware, quando criminosos sequestram o sistema e pedem um pagamento em troca da liberação.

Em agosto, as Lojas Renner (LREN3) também foram alvo desse tipo de ataque em seus sistemas. Em junho, foi a JBS (JBSS3) que teve que lidar com um ataque hacker em seu ambiente de tecnologia.

Como o Mercado1Minuto mostrou aqui, um relatório da Kaspersky, empresa tecnológica russa especializada na produção de softwares de segurança para a internet, apontou que ataques cibernéticos contra sistemas de controle industriais (ICS) cresceram durante o segundo semestre de 2020. O aumento foi de 0,85 ponto percentual, com 33,4% de computadores de ICS sendo atacados neste período.

Relacionados:

► Renner retoma vendas online após ataque; startup alerta sobre segurança► CVC sofre ataque cibernético; parte do sistema já foi reestabelecido

Leia mais: