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Alibaba corta projeção de crescimento da receita anual

Atualizado em -

Alibaba corta projeção de crescimento da receita anual Divulgação / Alibaba
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O Alibaba Group, considerado uma gigante chinesa de comércio eletrônico, reduziu sua previsão de crescimento da receita anual em razão do aumento da concorrência e da repressão regulatória, fazendo com que seus papéis despencassem 11%.

Agora, o Alibaba espera que a receita para o próximo ano, que termina em março, aumente entre 20% e 23%, sendo o ritmo mais lento desde sua estreia no mercado de ações em 2014 e abaixo de uma previsão de maio de crescimento 29,5%. Neste ano, a empresa reportou um lucro por ação no segundo trimestre abaixo do previsto.

A empresa acredita que os chineses estão mais cautelosos sobre os gastos em meio aos surtos da Covid-19. Esse problema, combinado com interrupções no fornecimento devido à crise logística global, contribuiu para o crescimento mais lento da economia chinesa no trimestre.

"Esses ventos contrários econômicos, juntamente com a intensificação da competição de mercado, também afetaram nosso principal negócio de comércio na China", disse o presidente-executivo do Alibaba, Daniel Zhang, em uma teleconferência de resultado.

O executivo ressaltou que a demanda por vestuário e mercadorias em geral foi particularmente afetada. No entanto, os analistas também observaram que, embora o Alibaba tenha sido atingido por um crescimento mais lento do que o esperado no segmento de moda e acessórios, seus rivais se sobressaíram muito melhor nas vendas de roupas.

"Vemos a concorrência intensificada consumindo ainda mais a participação de mercado do Alibaba e ampliando a diferença no crescimento da receita do Alibaba em relação aos concorrentes", explicaram os analistas da Daiwa Capital Markets.

Balanço

No trimestre encerrado em 30 de setembro, o Alibaba registrou lucro líquido de 11,20 iuanes por ação em uma base ajustada, abaixo de uma estimativa de 12,36 iuanes. A receita subiu 29%, o menor alcance em seis trimestres, para 200,7 bilhões de iuanes (US$ 31,4 bilhões), pouco abaixo da estimativa do consenso da Refintiv.

De acordo com o Alibaba, a empresa registrou um crescimento de um dígito para as vendas no conceito GMV (métrica chave do varejo online para o valor total das mercadorias vendidas por meio de um mercado), mesmo que não tenha fornecido mais detalhes ou uma comparação com os balanços anteriores.

Incluindo a queda desta quinta-feira (18), as ações do Alibaba perderam 38% até agora, avaliando a empresa em cerca de US$ 390 bilhões.

A Ant, unidade fintech do Alibaba, registrou lucro trimestral de cerca de 19,7 iuanes no trimestre encerrado em junho, aumento de 39%.

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