clique para ir para a página principal

S&P Dow Jones cria índices para rastrear empresas mais comentadas no Twitter

Atualizado em -

S&P Dow Jones cria índices para rastrear empresas mais comentadas no Twitter Stephen Lam / Reuters
► Metaverso: entenda como funcionará o mundo virtual do Facebook► Twitter confirma ter equipe desenvolvendo ferramentas para uso de criptomoedas

A S&P Dow Jones (S&P DJI), joint venture da S&P Global, e o Twitter anunciaram o desenvolvimento de dois novos índices de ações para a plataforma digital. De acordo com as empresas, a funcionalidade pode medir o desempenho das companhias mais comentadas entre os investidores, com foco na influência na mídia social.

Segundo a S&P Dow Jones Indices, o S&P 500 Twitter Sentiment Index medirá o desempenho das 200 maiores empresas dentro do S&P 500 que possuem “as maiores pontuações de sentimentos”, com base em como os usuários da rede social estão discutindo as ações.

Um segundo índice medirá o desempenho das 50 maiores empresas com igual peso. Além disso, as companhias do índice serão ponderadas pela capitalização do mercado.

As novas funcionalidades apareceram em um momento em que os tuítes sobre finanças estão aumentando no Twitter, principalmente devido ao crescimento das criptomoedas. Segundo a rede social, as postagens relacionadas a finanças aumentaram mais de 26% em 2020, em comparação ao ano anterior.

O S&P DJI afirmou que medirá o sentimento das empresas do S&P 500 no Twitter diariamente, analisando os tuítes que contêm “cashtag”, um recurso de cotação da bolsa que funciona de forma semelhante às hashtags, e indicando se os comentários são mais positivos ou negativos. A joint venture diz que ambos índices serão rebalanceados mensalmente.

Segundo S&P DJI, empresas como Amazon.com, JPMorgan Chase e Meta Plataforms, novo nome do Facebook, estarão entre na listagem do Twitter Sentiment Index. Mais companhias estarão listadas, mas o S&P DJI não revelou quais.

Relacionados:

► Metaverso: entenda como funcionará o mundo virtual do Facebook► Twitter confirma ter equipe desenvolvendo ferramentas para uso de criptomoedas

Leia mais: