clique para ir para a página principal

B3 inicia negociação de Fiagro Imobiliário

Atualizado em -

B3 inicia negociação de Fiagro Imobiliário Dmitry Artamonov | Pexels
► Senado aprova texto que prevê criação de fundos de investimento para a agropecuária► Mercado financeiro em movimento com o PIB Agro

Esta semana, começaram a ser negociadas na B3 as cotas do XP Crédito Agrícola Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais Imobiliário Fiagro Imobiliário. O ticker de negociação do fundo na bolsa de valores é o XPCA11.

De acordo com o informe da XP, o fundo tem como estratégia de alocação recursos em imóveis agrícolas por meio de CRAs (Certificados de Recebimento do Agronegócio), possibilitando o acesso aos ganhos do segmento sem a necessidade de imobilização de capital em um imóvel físico, reduzindo também o capital inicial necessário para investir.

“O mercado de Fundos de Investimento em Produtos Agrícolas, o FIAGRO, é recente, e permite ao investidor brasileiro investir no setor que está em franca expansão, e é um dos principais pilares da economia brasileira. Produto simples e democrático, que permite diversificar sua carteira”, destacou Fabiana Perobelli, Superintendente de Relacionamento com Clientes da B3.

O objetivo do Fiagro é permitir que qualquer investidor, nacional ou estrangeiro, possa direcionar seus recursos ao setor agropecuário, diretamente para aquisição de imóveis rurais ou indiretamente para aplicação em ativos financeiros atrelados ao agronegócio.

"O Fiagro tem uma grande possibilidade de repetir a vitória que ocorreu na década de 90 com o lançamento dos Fundos Imobiliários", avalia Alexandre Pacheco, Head da VLGI Corporate®.

O principal atrativo do fundo é a tributação, que será a mesma dos fundos imobiliários. Dessa forma, os rendimentos e ganhos de capital estarão sujeitos à incidência do Imposto de Renda na fonte, com alíquota de 20%. Alíquota idêntica será aplicada aos ganhos de capital e rendimentos auferidos na alienação ou no resgate de cotas dos fundos. Os fundos estarão ainda isentos do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Podcast +Q1Minuto

Entenda melhor como lucrar com o crescimento do setor do agronegócio brasileiro. Desde a liberação do crédito ao produtor rural até a possibilidade de rentabilizar a sua carteira com a aplicação em ativos como CRAs, LCAs e Derivativos.

Ouça o episódio do +Q1Minuto sobre como investir no Agronegócio e amplie o seu conhecimento sobre as oportunidades no setor através dos investimentos nas commodities agrícolas.

Relacionados:

► Senado aprova texto que prevê criação de fundos de investimento para a agropecuária► Mercado financeiro em movimento com o PIB Agro

Leia mais: