clique para ir para a página principal

70% dos adolescentes têm o hábito de guardar algum dinheiro, aponta pesquisa

Atualizado em -

70% dos adolescentes têm o hábito de guardar algum dinheiro, aponta pesquisa Reprodução
► Bolsonaro sanciona vale-gás para famílias de baixa renda► BC anuncia estreia do Pix Saque e Pix Troco a partir da próxima segunda-feira (29)

Os adolescentes brasileiros se preocupam com as suas finanças e tentam guardar dinheiro, na medida do possível. É o que aponta uma pesquisa do Datafolha encomendada pelo C6 Bank divulgada neste domingo (28). Segundo o levantamento, 70% dos adolescentes têm o hábito de guardar algum dinheiro. Apesar do número expressivo, a conduta vai mudando conforme a faixa de renda vai diminuindo. Nas classes A e B, 81% dos jovens fazem alguma economia. Na classe C, esse índice cai para 73%. Já nas classes D e E, 51% dos jovens têm o hábito de economizar.

Questionados sobre as situações em que valeria a pena fazer uma dívida para pagar no futuro, 54% dos jovens de classe A e B disseram que o melhor motivo seria viajar para o exterior para estudar. Na classe C, a resposta dada por 50% foi "montar ou investir no próprio negócio". Os jovens das classes D e E também deram a resposta anterior (51%).

Um ponto importante levantado pela pesquisa foi de que 44% dos entrevistados buscam nas redes sociais as informações financeiras para lidar com seu dinheiro. Além disso, 64% dos jovens acreditam que é possível ganhar muito dinheiro em pouco tempo baseando-se apenas em dicas da internet.

Em relação aos principais objetivos para guardar dinheiro, 30% dos jovens de classes A e B apontam que a reserva é para usarem no caso de algum imprevisto. A mesma resposta foi dada por 37% dos adolescentes da classe C. Entre os jovens das classes D e E, a resposta predominante foi "investir e ter um rendimento mensal no futuro", dada por 25% dos entrevistados.

Relacionados:

► Bolsonaro sanciona vale-gás para famílias de baixa renda► BC anuncia estreia do Pix Saque e Pix Troco a partir da próxima segunda-feira (29)

Leia mais: